MPPA realiza palestras e discussões na IX Semana da Criança e do Adolescente com foco no impacto das telas no desenvolvimento infantojuvenil

A IX Semana da Criança e do Adolescente, cujo tema deste ano é "o impacto das telas na infância e juventude", teve continuidade no auditório Nathanael Farias Leitão, localizado no edifício-sede do MPPA na quinta-feira (19), e na manhã de sexta-feira (20), no auditório da Promotoria da Infância e da Juventude (PJIJ). Foram realizadas palestras e mesas de discussão direcionadas a profissionais da rede de garantia dos direitos da infância e juventude, bem como para toda a comunidade interessada no bem-estar da população infantojuvenil. O evento foi transmitido ao vivo e está disponível no YouTube:
Na manhã do dia 19, a cerimônia de abertura do evento técnico-científico começou às 9 horas e a mesa foi composta com a presença da Promotora de Justiça Mônica Freire, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude (CAOIJ), representando o Procurador-Geral de Justiça César Mattar Jr.; o Promotor de Justiça José Edvaldo Sales, Diretor-Geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF/MPPA); a Promotora de Justiça Sintia Bibas, Coordenadora das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude; a Promotora de Justiça Viviane Veras, representando o Comitê da Semana da Criança e do Adolescente; o Juiz de Direito Vanderlei Silva, auxiliar da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ-PA); Emanuela Cristina Morin, Presidente da Polícia Civil e Diretora da Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA); o Defensor Público Márcio Coelho, Coordenador do Núcleo da Infância da Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA); Mário Augusto Almeida, Diretor da Assessoria de Convivência da Seduc, representando o Secretário de Estado de Educação; a Secretária do Comitê de Defesa da Primeira Infância da Criança e do Adolescente, Leila Machado; a advogada Maria Ávila, Presidente da Comissão da Infância e Juventude da OAB; e Max Costa, Secretário do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CEDCA).
Com a presença das autoridades na mesa, foi feita a apresentação do jovem pianista de 11 anos, Andres Braga Costa, cujo vídeo de sua performance ao piano aos 9 anos de idade viralizou nas redes sociais. Logo após, ocorreu a apresentação dos jovens entre 13 e 15 anos que integram o projeto Vale Música. Eles formam uma orquestra de violinos com acompanhamento ao piano, sob a orientação da professora Glória Caputo.
A Promotora de Justiça Viviane Veras, representando o Comitê da Semana da Criança e do Adolescente, expressou sua satisfação pela realização da 9ª Semana da Criança, destacando a evolução do evento ao longo dos anos. Ela relembrou a origem da iniciativa, que uniu ciência e lazer para celebrar os 25 anos do ECA, agradecendo aos participantes e elogiando a contribuição da Promotora ngela Balieiro. Este ano, a abordagem das telas incluiu jovens do Pré-Enem, contando com apoio de empresas patrocinadoras. Viviane valorizou o papel desses encontros para fortalecer o diálogo com a sociedade civil, especialmente após a pandemia.
A Promotora de Justiça Sintia Maradei, coordenadora da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude, destaca que o uso de telas tem seu lado positivo, especialmente quando consideramos a educação e a comunicação moderna. No entanto, a iniciativa busca conscientizar sobre os riscos dos crimes virtuais e dos potenciais impactos negativos das telas no desenvolvimento e na saúde, como o aumento dos casos de miopia entre crianças. Ela enfatiza a necessidade de prevenir maus exemplos para as novas gerações e promover um equilíbrio saudável entre o mundo virtual e o real.
Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude (CAOIJ) e representando o Procurador-Geral de Justiça César Mattar Jr, a Promotora de Justiça Mônica Freire ressaltou a importância da IX Semana da Criança e a relevância das parcerias para promover eventos educacionais voltados para jovens. Destacou os benefícios e riscos das Tecnologias da Informação e Conhecimento (TICs) para crianças e adolescentes, compartilhando preocupações sobre o uso excessivo das telas e a falta de supervisão parental. A Promotora de Justiça enfatizou a necessidade de promover o uso responsável das TICs e aplicar os preceitos constitucionais no espaço digital, visando garantir os direitos dos jovens.
Logo em seguida, ocorreu a Conferência Magna "Telas e Influência do Desenvolvimento Infanto-Juvenil", proferida pela doutora em Direito da USP, Isabela Vieira Machado Henriquez, que lançou uma análise crítica sobre como as telas afetam o crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes na sociedade contemporânea.
No primeiro painel, com o tema "Família e Escola no Uso de Telas por Crianças e Adolescentes", a palestrante Ana Silvia Valente Collino, psicóloga e professora do CESUPA, abordou a importante relação entre famílias e instituições de ensino na orientação do uso de dispositivos eletrônicos por jovens. Essa discussão é fundamental, visto que um equilíbrio saudável entre o uso das telas e atividades offline é essencial para o desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes.
No horário das 14h, o Painel Temático abordou os Riscos e Benefícios do Uso das Telas, contando com a contribuição do Promotor de Justiça Moacir Silva do Nascimento Junior (MPBA), que possui mestrado em Direitos Humanos pela Universidade Tiradentes (UNIT). Em seguida, às 16h, o Painel Temático explorou o tema da Juventude, Transformação e Tecnologia, contando com a participação de Lília Cristiane Barbosa de Melo, representante do CINE CLUB TF.
No dia 20 de outubro, durante o terceiro dia do evento, às 9h, o Painel Temático abordou a influência da internet na saúde mental de crianças e adolescentes. A psicóloga Karina Marques Medrado (Unama), especializada em Neuropsicologia pelo Instituto Neurológico de São Paulo (INESP), foi a palestrante. Em seguida, a Procuradora do Trabalho Ana Elisa Alves Brito Segatti tratou do tema "Influencers mirins: brincadeira ou trabalho?" na última palestra. O evento também está disponível no YouTube:
Ao meio-dia, foram prestadas homenagens à Procuradora de Justiça Ubiragilda Pimental, Subprocuradora-Geral de Justiça para a área técnico-administrativa; à Promotora de Justiça Rosilene Lourinho dos Santos, decana da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude; e Claudia Cristina Santiago de Lima, que possui uma biblioteca comunitária no Tapanã; ao Serviço Nacional de Aprendizado Rural do Pará (SENAR-PA) na pessoa do senhor Valter Cardoso, reconhecendo o apoio que a instituição tem dado aos socioeducandos do estado; ao Espaço Cultural Nossa Biblioteca, uma das mais antigas bibliotecas comunitárias do Brasil, no bairro do Guamá, representado por Raimundo José Rodrigues de Oliveira. Foi sucedida por uma apresentação cultural que encerrou o evento, proporcionando um momento de reflexão e celebração sobre os temas abordados ao longo da Semana da Criança e do Adolescente do MPPA.
Texto: Assessoria de Comunicação
Fotos: Alexandre Pacheco (Assessoria de Comunicação)