MPPA realiza curso de ambientação para novos servidores

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) promoveu, nos dias 5 e 6 de outubro, um curso de integração destinado aos novos servidores de nível superior aprovados no VI Concurso Público com o objetivo de proporcionar uma introdução ao ambiente de trabalho aos novos integrantes da instituição, oferecendo orientações alinhadas aos valores e à missão do MPPA.
No primeiro dia, 5 de outubro, o curso abordou uma série de atividades para apresentar a estrutura e o funcionamento do MPPA, bem como seus diferentes setores e coordenadorias. A Promotora de Justiça Mônica Rei Moreira Freire, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude (CAOIJ), abriu o curso abordando a Missão Institucional. Em seguida, a Promotora de Justiça Socorro de Maria Pereira Gomes dos Santos, Coordenadora do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição do Ministério Público do Estado do Pará (Nupeia), apresentou a Estrutura Organizacional do MPPA.
Pela manhã, o Procurador de Justiça Geraldo de Mendonça Rocha, Ouvidor-Geral do Ministério Público, discorreu acerca da Ouvidoria-Geral. Depois, a Promotora de Justiça Socorro de Maria Pereira Gomes dos Santos voltou para falar sobre as Coordenadorias/Promotorias de Justiça. A programação continuou com a Promotora de Justiça Mônica Rei Moreira Freire discorrendo sobre os Centros de Apoio Operacional, e a manhã encerrou com a Promotora de Justiça Lilian Regina Furtado Braga, coordenadora do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NIERAC), do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos (CAODH), destacando a importância desses núcleos no apoio às ações do MPPA.
No turno vespertino, o Promotor de Justiça Lauro Francisco da Silva Freitas Junior, coordenador do CAO de Defesa do Patrimônio Público e Combate à Sonegação Fiscal (CAODPP), abordou o tema "Ética no Ambiente de Trabalho". Logo depois, Michelle Barbosa de Brito ministrou uma palestra sobre a estrutura e o funcionamento do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).
Em seguida, os Departamentos foram apresentados, com seus respectivos diretores explicando suas atribuições e funcionamento. Marcio Roberto Silva Menezes falou sobre o Departamento Financeiro (DEFIN), Vania Socorro Siqueira Rodrigues sobre o Departamento de Atividades Judiciais (DAJ), Daniela Santos Barata Oliveira sobre o Departamento Médico e Odontológico (DMO), Marcia Maria Moraes da Costa sobre o Departamento de Obras e Manutenção (DOM), Paulo Sergio dos Santos Costa sobre o Departamento de Administração (DAD), Fabricio José Barroso Saldanha sobre o Departamento de Informática (DINF) e Ricardo de Araújo Moura sobre o Departamento de Recursos Humanos (DRH).
O turno vespertino continuou com uma abordagem sobre Avaliação de Desempenho, Estágio Probatório e PCCR, ministrada por Ricardo de Araújo Moura, diretor do DRH, fornecendo informações importantes sobre os direitos, vantagens e deveres dos servidores. A seguir, o Plano de Previdência Complementar, Prevcom, foi explicado por um representante da empresa contratada, esclarecendo dúvidas e oferecendo orientações adicionais.
No segundo dia, a manhã começou com um vídeo de apresentação e acolhimento, seguido pela participação do Diretor-Geral da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), Helvio Arruda, e Lucia da Costa Florenzano, do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do MPPA, que apresentaram a Escola de Governança Pública do Estado do Pará com a participação do CEAF.
Em seguida, Carlos Tocantins e Lenon Jose Costa Raiol conduziram a apresentação dos sistemas: Protocolo, SIP, GEDOC, Área Finalística, SAJMP, SIMP e Portais. O período da manhã foi encerrado com uma apresentação abrangente sobre assuntos administrativos e segurança da informação, ministrada por Rogenila Belém Saldanha, Lenon Jose Costa Raiol, Vanner Fernandes Vasconcellos e Igor de Andrade Monteiro.
A programação da tarde começou com uma palestra sobre Segurança Institucional, apresentada por Pedro Gleucianio Farias Moreira. Em seguida, a Promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Belém, Ioná Silva de Sousa Nunes, abordou o tema "Atendimento Humanizado".
O Promotor de Justiça José Godofredo Pires dos Santos, Coordenador do Centro de Apoio Operacional Ambiental (CAO Ambiental), ministrou uma palestra sobre o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Jefferson Rosa Coelho apresentou a Assessoria de Controle Interno, seguido por Lucilene da Silva Amaral, que discorreu sobre a Biblioteca.
A tarde encerrou com um momento motivacional, apresentado pelo Departamento de Recursos Humanos (DRH) e CEAF, por meio de um vídeo das unidades. O curso de integração foi concluído com a realização de avaliações e um intervalo para brunch, proporcionando aos novos servidores uma experiência completa e informativa sobre o Ministério Público do Estado do Pará.
Texto e fotos: Assessoria de Comunicação