ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA realiza campanha de vacinação interna em parceria com a Sesma

A Campanha de Vacinação foi realizada contra Gripe (H1N1) e Tríplice Viral, e atendeu servidores e membros do MPPA na faixa etária abaixo de 60 anos.
Belém 28/07/21 12:10

Descrição da imagem: trata-se de uma foto panorâmica da sala onde está ocorrendo a vacinação, que possui paredes beges. No fundo tem várias pessoas sentadas, usando mascáras e na frente tem três pessoas em pé e uma sentada, diante da mesa de atendimento da vacina, onde estão sentados um técnico da Sesma e uma profissional da área da saúde.

Nesta terça-feira, 27 de julho, o Ministério Público do Estado do Pará, por meio do Departamento Médico-Odontológico (DMO), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), realizou Campanha de Vacinação contra Gripe (H1N1) e Tríplice Viral de 9h às 16h, no auditório Fabrício Ramos Couto, localizado no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funciona CEAF. O público-alvo foram membros e servidores da instituição.

De acordo com a Diretora do DMO, Daniela Oliveira, essa foi a segunda etapa da Campanha de Vacinação interna do MPPA contra a Gripe. A primeira foi realizada em maio deste ano e contemplou membros e servidores na faixa etária acima de 60 anos. Nessa segunda fase, a vacina foi ofertada para o público abaixo dessa faixa. "É uma parceria que ocorre entre o Ministério Público e a Sesma, há muitos anos.", afirma a diretora. 

Ao final do dia foram vacinados um total de 230 pessoas com a dose de H1N1, sendo 222 servidores e 8 membros. Quanto a Tríplice Viral 12 pessoas se vacinaram, sendo 9 servidores  e 3 membros.

Já a vacina contra a Tríplice Viral previne contra sarampo, caxumba e rubéola. Segundo o técnico da Sesma, Paulo Souza, no cenário atual ela é tão importante quanto as outras, "o estado está em surto de sarampo, as pessoas esqueceram de sarampo devido ao foco estar em covid", aponta o técnico. De acordo com ele, os critérios para a vacinação da Tríplice Viral são: ter entre 12 e 49 anos e nunca ter contraído sarampo.

As duas vacinas estão disponíveis para o público geral nas unidades de saúde, de segunda a sexta-feira.


Texto: Lírio Moraes, Ascom

 

Fale Conosco