MPPA promove workshop sobre Inteligência Artificial na prática do MPPA para integrantes da região do Baixo Amazonas
Como parte da programação promovida pela administração superior do MPPA em Santarém, foi realizada no último dia 27, na sede das Promotorias de Justiça, o workshop “Inteligência Artificial na prática do MPPA”, pelo Escritório de Inteligência Artificial (EIA), integrante do Comitê de Governança de Inovação e Inteligência Artificial do MPPA, voltado para membros, assessores e servidores da Região Administrativa do Baixo Amazonas.
A iniciativa visa disseminar o conhecimento sobre o potencial da Inteligência Artificial e valorizar as soluções desenvolvidas internamente por membros e servidores para otimizar suas rotinas de trabalho, por meio de treinamento prático no uso de modelos de linguagem de grande escala (LLMs), como ChatGPT, Claude, Copilot, Gemini e NotebookLM, além da simulação de casos jurídicos aplicando noções de engenharia de prompts, que são as orientações básicas para a IA.
O procurador-geral de Justiça Alexandre Tourinho participou do workshop, destacando a necessidade de dominar o conhecimento da IA, que possibilita a otimização do trabalho, permitindo que os integrantes da instituição passem menos tempo nos gabinetes. “Quem não quiser entender o que é inteligência artificial, daqui a dois anos já vai estar no passado. É uma coisa que a gente precisa e vai depender disso até para as nossas vidas”, enfatizou o procurador, que anunciou também o lançamento oficial do site do Escritório de Inteligência Artificial – EIA.
Para a assessora Amanda Liberal, que participou da capacitação, a experiência no curso foi enriquecedora. “Apesar de estar no nível inicial de utilização da tecnologia e apresentar certa “resistência” ao seu uso, consegui ampliar minha compreensão e superar desafios com o apoio da didática clara e eficaz apresentada no curso. A oportunidade proporcionou maior segurança para explorar as potencialidades da IA na atuação como assessora de Promotoria de Justiça, possibilitando o uso adequado da ferramenta para aprimorar a qualidade e aumentar a eficiência na elaboração de minutas e avaliações, otimizando o serviço prestado. E ao final, ainda ganhei o quiz!”, enfatizou Amanda.
O Promotor de Justiça Rodrigo Aquino, coordenador do EIA, destacou que o Workshop buscou capacitar membros, assessores e servidores do MPPA, com foco nas diretrizes do CNMP, em especial no letramento digital, para nivelar o conhecimento de todos sobre inteligência artificial, abordando noções básicas de engenharia de prompts e simulações de exercícios práticos. “A iniciativa reforça o uso estratégico da IA nas atividades meio e fim, bem como no fortalecimento institucional. Com isso, o MPPA amplia a inovação e a eficiência na promoção da justiça”, concluiu.
Acesse o site do Comitê de Governança da Inovação e Inteligência Artificial para acompanhar as novidades e aplicações práticas: https://ciia.mppa.mp.br/.
Assessoria de Comunicação