ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA promove seminário sobre gravidez na adolescência

Direitos humanos reprodutivos, políticas públicas e educação sexual foram alguns dos temas debatidos
Marabá 02/07/19 12:21

Em 2018, só no Hospital Materno Infantil de Marabá foram realizados mais de 1.000 partos em adolescentes entre 12 a 17 anos incompletos, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Em cenário de considerável vulnerabilidade para crianças e adolescentes, tanto no município de Marabá, quando no contexto maior da região norte, o Ministério Público do Pará (MPPA), vem constatemente realizando e promovendo ações em favor do público infantojuveuil.

Auditório do MP de Marabá recebeu integrantes da rede de proteção ao adolescente
Auditório do MP de Marabá recebeu integrantes da rede de proteção ao adolescente
Foto: CAOIJ

A mais recentes ocorreu na última quinta (27) na Promotoria de Justiça de Marabá, onde foi realizado o Seminário ‘’Violência e gravidez infantojuvenil” . Toda a rede local de atendimento à população infantojuvenil foi convidada para participar do evento.

Planejado e organizado pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude (CAOIJ) e pela 10ª PJ da Infância e Juventude da PJ de Marabá, os temas debatidos no evento durante a manhã e a tarde do dia 27 foram: direitos humanos sexuais e reprodutivos e gravidez precoce; adolescência, sexualidade e contexto socioeconômico; políticas públicas de atendimento às vítimas de violência sexual; a Lei n. 13.431/2017 (escuta protegida de crianças e adolescentes); e educação sexual e prevenção à violência.

Entre os (as) palestrantes e debatedores do MPPA estavam a promotora de Justiça da Infância e Juventude de Marabá, Lígia Valente do Couto Ferreira; a promotora de Justiça e coordenadora do CAOIJ, Leane Barros Fiuza de Mello; o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (CAO Criminal do MPPA), José Maria Costa Lima Júnior; os promotores de Justiça Erick Ricardo Souza Fernandes (São Geraldo do Araguaia), Aline Cunha da Silva (Marabá); Patrícia Pimentel Rabelo Andrade (São Domingos do Araguaia); a psicóloga Oziléia Souza Costa (Marabá) e o pedagogo Jairo Mororó Aguiar (Marabá)..

Debate é importante devido ao elevado índice de gravidez na adolescência
Debate é importante devido ao elevado índice de gravidez na adolescência
Foto: CAOIJ

Já entre os (as) palestrantes e debatedores externos estavam a psicóloga e Prof. Drª da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Daniele Vasco Santos, psicóloga do ParaPaz Marabá, Tábata Pereira da Silva Veloso.

 

Texto: Ascom MPPA

 

Fale Conosco