MPPA promove capacitação para Conselhos Tutelares
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) realizará capacitação para os conselheiros tutelares e suplentes de Ananindeua. O evento ocorrerá nos dias 11,14, 16 e 18 de setembro e será realizado pela 3ª e 4ª Promotorias de Justiça da Infância e Juventude.
O tema da capacitação é “O trabalho do Conselheiro Tutelar - Limites e Desafios do Saber e Fazer na Defesa/Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente”. Na oficina, organizada pela promotora de Justiça Patrícia Araújo, serão feitas palestras e estudos de casos reais sob o comando da psicóloga Maria Valéria Nonato e da assistente social Rosemary Barros de Oliveira, ambas do quadro técnico do MPPA.
A ideia é focar na atuação dos Conselhos Tutelares, órgão voltado à garantia e à defesa dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil, discutindo situações cotidianas do conselheiro tutelar e refletindo sobre a prática dessa atividade, aliando-se às orientações contidas nas leis e normas que fundamentam os direitos da população infanto-juvenil no país.
O evento contará também a participação da pós-doutora em letras e linguística Marilúcia Barros de Oliveira, que ministrará exposição especial sobre a elaboração de relatórios e documentos oficiais.
Para evitar aglomerações, a capacitação será dividida em 4 dias, um para cada Conselho Tutelar do Município. Todas as medidas de distanciamento e proteção serão tomadas durante o evento.
Texto: Sarah Barbosa (com informações da 3ª e 4ª PJIJ)
Foto: Paulínia 24 horas Notícia