MPPA promove ações integradas de segurança em Rondon do Pará

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio das 1ª e 2ª promotorias de Justiça de Rondon do Pará, representado pelo promotor de Justiça João Francisco Amaral Neto, participou, de uma operação conjunta com a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), Prefeitura Municipal e Conselho Tutelar, na noite do último dia 8 de agosto, sexta-feira. O objetivo da ação foi reforçar a segurança pública no município, abrangendo tanto à fiscalização do trânsito quanto à proteção integral de crianças e adolescentes.
Durante a operação, foram montados bloqueios policiais em pontos estratégicos da cidade, para orientar condutores sobre o uso obrigatório de dispositivos de segurança, tais como o uso de capacetes e o respeito às normas de trânsito, visando reduzir sinistros e preservar vidas.
Paralelamente às ações de trânsito, equipes compostas pelo membro do Ministério Público do Estado e das forças de segurança visitaram bares e casas noturnas, constatando a eventual presença de crianças e adolescentes nesses ambientes. Foi reforçado junto aos proprietários de estabelecimentos e aos responsáveis legais acerca da proibição da venda e do fornecimento de bebidas alcoólicas a menores de idade, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), bem como os riscos e responsabilidades decorrentes do descumprimento da lei.
O PJ João Francisco Amaral Neto destacou que a operação representa a união de esforços de diferentes instituições em prol da segurança e da proteção social: “Trata-se de um trabalho integrado que vai além da repressão a infrações de trânsito. É também um momento de conscientização e prevenção com a proteção das crianças e adolescentes e com a construção de uma cidade mais segura para todos".
A iniciativa integra um conjunto de ações permanentes de fiscalização e conscientização no município, que abrange diversas esferas, como: trânsito, segurança pública e proteção ao população infanto-juvenil, com atuação conjunta com entidades públicas da região.
Texto: 1ª e 2ª promotorias de Justiça de Rondon do Pará, com edição de Patrick Dias, Ascom/MPPA.
Fotos: 1ª e 2ª promotorias de Justiça de Rondon do Pará.