Sessão debate Dia Mundial da Conscientização da Violência contra Idosos

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Cidadania, Adriana de Lourdes Mota Simões Colares e do procurador de Justiça Waldir Macieira da Costa Filho, participou, nesta segunda-feira (24), da sessão especial referente ao Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará. O evento debateu políticas públicas e os mecanismos de combate a violência contra a pessoa idosa no Pará.
A sessão foi convocada e coordenada pela deputada Marinor Brito e contou com a presença do presidente da Federação das Associações dos Aposentados e Pensionistas do Estado do Pará, Emídio Rebelo; da presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/PA, Letícia Bitar; da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Maria Benedita dos Santos; da defensora Pública do Estado do Pará, Regina Barata e representantes da academia e dos movimentos sociais.
O evento foi realizado com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os direitos dos idosos, debatendo as medidas de combate à violência contra este público e implantação de Políticas Públicas para as pessoas idosas no âmbito do Estado do Pará.
Durante a sessão especial, o procurador de Justiça Waldir Macieira e a promotora de Justiça Adriana Colares foram homenageados por suas destacadas atuações na defesa da pessoa idosa.
Ao final houve a divulgação da cartilha “Prevenção da Violência Contra Pessoas Idosas - Orientações para Cuidadores e Profissionais”, de autoria de Janari Pedroso, Michelly Cristina de Oliveira, Letícia Bitar e Celina Maria de Magalhães, com o apoio do Ministério Público do Estado.
O Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é comemorado no dia 15 de junho e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a prevenção, defesa e combate à violência contra idosos. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.