MPPA participa de reunião na Delegacia da Mulher sobre Central 180 e combate à violência doméstica

Na manhã desta terça-feira, 6 de maio, representantes de diversos órgãos públicos participaram de uma reunião na sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), no bairro do Marco, em Belém. O encontro teve como foco principal o fortalecimento das ações de enfrentamento à violência de gênero e a análise das demandas encaminhadas pelo Disque 180 — Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) esteve presente, representado pela promotora de Justiça Luziana Barata Dantas, da Ouvidoria da Mulher.
A reunião foi promovida para promover o diálogo entre instituições, aprimorar a articulação entre os órgãos de segurança e os canais de denúncia, além de debater estratégias de proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade.
A reunião contou também com a presença da delegada Bruna Paolucci Tarallo, diretora da DEAM; da investigadora da Polícia Civil Paula Lima César; do delegado-geral adjunto da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP), Christian Wanzeler Couto da Rocha; da assessora da Ouvidoria da Mulher, Gabriela Barros; e da analista jurídica da mesma ouvidoria, Isabelle Frota.
Foram discutidas as demandas recepcionadas pela Ouvidoria da Mulher do MPPA, oriundas da Disque 180, e a atuação conjunta de instituições envolvidas, de forma interdisciplinar. A proposta é garantir maior efetividade no atendimento às mulheres, apuração das denúncias de violência doméstica e o fortalecimento da rede de apoio e acolhimento às vítimas.
Texto: Hannah Franco/Ascom