MPPA participa de reunião sobre demandas nas unidades judiciárias do distrito

Representantes do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE), Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-Pa) e Corregedoria de Justiça da Região Metropolitana de Belém reuniram-se nesta quarta (16), no Fórum Distrital de Icoaraci, para tratar da correição realizada nos dias 1 a 3 de outubro nas Varas Distritais de Infância e Juventude, Família, 2ª Vara Cível e Empresarial e Juizados Especiais Cível e Criminal, todos referentes à Icoaraci.
Durante a reunião, a corregedora de Justiça da Região Metropolitana de Belém, juíza Rubilene Rosário, tratou das informações a respeito das varas e juizados que sofreram correição - verificação feita pela Corregedoria nas unidades, com avaliação do volume e desempenho.
Marco Aurélio Guterres, representante da DPE informou que a Vara de Família possui uma sobrecarga de processos e sugeriu a criação de uma nova vara. A promotora de Justiça Darlene Moreira concordou com a proposta e explicou que apesar da realização bimestral de semanas de conciliação, período no qual são feitas em média mais de 20 audiências por dia, as varas continuam com uma demanda elevada.
A advogada Ana Cristina Louchard, da OAB/Pa, afirmou que membros da Ordem sugerem a nomeação de um juiz auxiliar para a Vara Distrital de Familia e criação de uma segunda vara para tratar do mesmo tema.
As sugestões e exposições a respeito das varas e juizados do distrito serão levadas para o Tribunal de Justiça do Estado, para que seja avaliado pela instituição quais medidas serão tomadas para melhorar a situação atual das unidades judiciárias do distrito.
Texto: Assessoria de Comunicação
Foto: Promotoria de Justiça de Icoaraci