ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA participa de lançamento do Plano Municipal de Enfrentamento das Violências contra Crianças e Adolescentes

As diretrizes e estratégias se incorporam ao Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual e valerão para os próximos dez anos
Marajó 08/11/21 11:15

O Ministério Público do Estado do Pará participou do lançamento do Plano Municipal de Enfrentamento das Violências contra Crianças e Adolescentes, ocorrido nos dias 3, 4 e 5 de novembro nos municípios de Curralinho, Breves e Melgaço, respectivamente. O plano municipal é resultado de ações que vêm sendo realizadas pela equipe da Rádio Margarida e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em defesa dos direitos infantojuvenis, por meio do projeto “Awuré Ubuntu: Atenção integral às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e trabalho infantil na ilha do Marajó/PA”.

Mesa de Trabalho da cerimônia de lançamento de Curralinho
Mesa de Trabalho da cerimônia de lançamento de Curralinho, dia 3
Descrição da imagem:  há sete pessoas atrás de uma mesa, três homens e quatro mulheres, uma delas está em pé, no centro, falando ao microfone, as outras pessoas estão sentadas, todos usam máscaras. A mesa esá com uma toalha que é preta em cima e amarela nas laterais. Há várias garrafas de água em cima da mesa.

Em apoio ao projeto, o Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOIJ) e os promotores de Justiça que atuam nesses municípios, reuniram-se para traçar estratégias visando à efetiva participação do Ministério Público nas discussões para elaboração dos planos de ações e lançamento.

De acordo com o CAOIJ, o Plano Municipal de Enfrentamento das Violências contra Crianças e Adolescentes, para Curralinho, Breves e Melgaço se coaduna ao Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual, sendo de fundamental importância para as ações direcionadas à Ilha do Marajó, cujo sucesso em sua implementação acarretará na diminuição dos índices de violação aos diretos da população infantojuvenil marajoara.

Mesa de trabalho da cerimônia do dia 4, com promotores de Breves
Mesa de trabalho da cerimônia do dia 4, com promotores de Breves
Descrição da imagem: há nove pessoas, quatro mulheres e cinco homens, atrás de uma bancada branca, todos usam máscaras. Bem no meio, há uma mulher mostrando o plano municipal para a câmera. Em cima da mesa há várias garrafinhas de água, e na frente da bancada há um cartaz com o logo da Rádio Margarida, que possui um fundo roxo com uma margarida em cima, num circulo azul, e o nome da rádio embaixo.

O Ministério Público do Estado do Pará marcou presença por meio de seus promotores de Justiça no lançamento. No dia 3 de novembro, em Curralinho, a cerimônia contou com uma palestra do PJ Bruno Alvares Câmara; No dia 4 de novembro, em Breves, houve palestra do PJ Carlos Fernando Cruz da Silva, contando ainda com a presença dos promotores de justiça Patrícia Carvalho Medrado Assmann e Harrison Henrique da Cunha Bezerra; e no dia 5, em Melgaço, ocorreu exposição do PJ Mário César Nabantino Arrais Braúna, versando a palestra sobre o “Papel do Ministério Público estadual no enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes e sua contribuição no Plano Municipal”.

Palestra do PJ Mário Brauna em Melgaço
Palestra do PJ Mário Brauna em Melgaço, dia 5
Descrição da imagem: há seis pessoas, três mulheres e três homens, sentadas atrás de uma mesa com tampo de metal azul. Do lado esquerdo, sendo o segundo da fila, está um homem em pé, falando ao microfone. Todos usam máscaras. Em cima da mesa há vários celulares e copos descartáveis.

Acesse os Planos Municipais de Enfrentamento das Violências contra Crianças e Adolescentes de Curralinho e de Melgaço.

 

Texto: CAOIJ, com edição da Ascom

 

Fale Conosco