ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA participa de conferência nacional sobre acessibilidade no meio urbano

Belém 22/11/23 16:30

Descrição da imagem: no auditórrio, oito pessoas estão sentadas atrás de uma mesa, coberta com material de cor azul. Ao fundo, há uma projeção de tela com o título "I Conferência Nacional - A pessoa com deficiência transformando a cidade". A Promotora de Justiça Tatiana Granhen fala ao microfone.

Nesta quarta-feira, 22, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) participou da I Conferência Nacional da Acessibilidade, promovida pelo projeto de extensão Acessar da Universidade Federal do Pará (UFPA), no auditório do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), em Belém. 

Na ocasião, a Promotora de Justiça e coordenadora do  Núcleo de Defesa das Pessoas Idosas e das Pessoas com Deficiência (NIDE), Tatiana Granhen, representou o Procurador-geral de Justiça César Mattar Jr. na mesa de abertura do evento, com participação ainda da Promotora de Justiça Sabrina Kalume, titular da 7ª PJ de Castanhal. A organização ficou por conta das pesquisadoras e ativistas Andréa Miranda e Gisele Costa.

O tema da conferência foi "A pessoa com deficiência transformando uma cidade", que buscou discutir a necessidade de mudança para a inclusão no meio urbano em áreas como mercado de trabalho, escolas e universidades, comércio, uso das vias públicas, edifícios e órgãos de atendimento para a participação plena da pessoa com deficiência na vida social e comunitária, e, principalmente, políticas públicas a serem desenvolvidas nas cidades, e, principalmente, na região Amazônica.

Descrição da imagem: Em pé, há onze pessoas que posam para foto

O evento contou com palestras ao longo do dia de pesquisadores e atuantes na causa das pessoas com deficiência de diversos estados brasileiros. Ao final da programação, houve a divulgação do livro “Itinerário de Reflexões e Práticas de acessibilidade e inclusão: a Potência do Fórum Interinstitucional" da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com sessão de autógrafos de Anna Paula Feminella e Gisele Costa. Encerrando a conferência, aconteceu a apresentação da Banda inclusiva de Marituba.

Texto: Eduardo Miranda, Ascom/MPPA

Fale Conosco