ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA participa de Ação Cívico-Social promovida pela Marinha do Brasil

Promotoras de Justiça e equipe do Ministério Público promoveram conscientização sobre violência sexual e violência doméstica
Barcarena 02/08/21 14:40

Descrição da imagem: na foto estão onze pessoas em pé, sendo cinco mulheres e seis homens. Eles estão ao ar livre em uma das comunidades. Ao fundo uma barraca com, o banner da  Ação Cívico-Social. Mais ao fundo há outras barracas e árvores

A Marinha do Brasil, em parceria com o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Praticagem da Barra do Pará, Sociedade Amigos da Marinha Pará, Secretarias de Saúde de Barcarena e do Estado do Pará, Tribunal Regional Eleitoral e Defensoria Pública, promoveu, no último sábado (31), uma Ação Cívico-Social (Aciso) na comunidade da Fazendinha, no Furo do Arrozal, em Barcarena.

O evento atendeu aproximadamente 300 famílias locais, oferecendo serviços gratuitos, em promoção da cidadania. Os atendimentos começaram às 9h e foram até 16h.

Moradores das comunidades tiveram acesso aos serviços oferecidos pela Ação Cívico-Social
Moradores das comunidades tiveram acesso aos serviços oferecidos pela Ação Cívico-Social
Foto: CAOIJ

Descrição da imagem: na foto mais de 20 pessoas, entre crianças e adultos, estão em pé ao ar livre. Eles estão olhando as atividades da Ação Cívico-Social da Marinha e parceiros


Previamente, foi realizada consulta local, na qual ficou detectada a necessidade de debater o tema da violência sexual contra crianças e adolescentes e a violência doméstica.

Durante o evento, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, promotora de Justiça Mônica Freire, ministrou palestra sobre violência sexual para o público adulto. Para as crianças foi apresentado teatro de fantoches, com participação voluntária das estagiárias do MPPA Alícia Batista Furtado, Kilvia Lucy do A. G. Miranda, Virginia Mei Tsuruzaki Shinkai e Paula Cristiane Moura Reis. A referida atividade faz parte da parceria entre o MPPA, por meio do Projeto “Navegue Não Naufrague” e a Faculdade Faci Wyden, com o Projeto “ECA vai à Escola”.

PJ Vyllya Sereni falou aos moradores das comunidades sobre violência contra a mulher
PJ Vyllya Sereni falou aos moradores das comunidades sobre violência contra a mulher
Foto: CAOIJ

Descrição da imagem: na foto a promotora Vyllya está sentada diante de uma mesa e um notebook. Ela está ministrando uma palestra. Em pé ao seu redor três integrantes da Marinha e um do Exército. Eles estão ao ar livre. Ao fundo aparecem várias bicicletas estacionadas e árvores

A promotora de Justiça Vyllya Costa Barra Sereni, coordenadora do Núcleo Mulher do Ministério Público, ministrou palestra sobre violência doméstica, visando conscientizar a população sobre importância de combater esse crime que já faz parte da rotina das comunidades.

Além da participação do MPPA, uma equipe multidisciplinar de saúde do Hospital Naval de Belém (HNBe) prestou atendimentos médicos e odontológicos e realizou a distribuição de medicamentos da atenção básica e de kits de higiene bucal, com orientação sobre escovação. Também foram realizados testes rápidos laboratoriais para HIV, hepatite, sífilis e glicemia, além de vacinação em crianças e adultos (HPV, hepatite, influenza e outras).

Na área social, o cidadão pode contar com serviços de emissão de documentos, como título eleitoral, RG, CPF, Certidão de Nascimento e Óbito, fotos para documentos, bem como receberam orientação jurídica. Também foram desenvolvidas atividades de conscientização sobre violências doméstica e sexual, gravidez na adolescência e sobre prevenção e combate ao acidente de escalpelamento, além de doação de toucas de cabelo.

As crianças assistiram ao teatro de fantoches sobre o ECA vai à escola
As crianças assistiram ao teatro de fantoches sobre o ECA vai à escola
Foto: CAOIJ

Descrição da imagem: na foto uma apresentação ao ar livre do teatro de fantoches na qual aparecem quatro bonecos. Em pé, bem em frente ao palco está uma criança interagindo com os personagens. Há também outras crianças assistindo, sentadas à frente do palco.

A participação na ação social é mais um meio de aproximação do Ministério Público com a sociedade, visando discutir temas relevantes e com isso, atuar de forma preventiva.

 

Texto: CAO da Infância e Juventude, com edição da Ascom

 

Fale Conosco