ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA institui o Programa de Integridade da instituição

Programa é inédito e tem como finalidade o aprimoramento de estratégias de enfrentamento à corrupção
Belém 19/11/21 16:00
 
Foto: Alexandre Pacheco

Com objetivo de aprimorar o combate à corrupção, a Procuradoria-Geral de Justiça promoveu nesta sexta-feira, 19, o ato de lançamento do Programa de Integridade do Ministério Público do Estado do Pará. O principal objetivo é o aprimoramento de estratégias de enfrentamento da corrupção, fortalecendo as atuais instâncias de controle do Ministério Público do Estado do Pará, como também instituindo um conjunto ainda mais completo de medidas e ações institucionais orientadas à prevenção, detecção e punição de fraudes e desvios éticos que comprometam os objetivos da Instituição.

A Portaria nº 4.097/2021 - MPPA/PGJ, que institui o Programa de Integridade do Ministério Público do Estado do Pará, estabelece as diretrizes e objetivos do Plano de Integridade Institucional e constitui comissão para a respectiva elaboração, foi assinada pelo Procurador-Geral de Justiça, César Mattar Jr,. em cerimônia realizada no auditório Fabrício Ramos Couto, do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional. 

 
Foto: Alexandre Pacheco

O lançamento contou com a presença da subprocuradora-geral Ubiragilda Pimentel; do coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e de Combate à Sonegação Fiscal, Lauro Freitas; de promotores de Justiça; servidores; da presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-PA), conselheira Mara Lúcia Barbalho e de integrantes da Rede de Controle da Gestão Pública do Pará. 

 
Foto: Alexandre Pacheco

A instituição do Programa de Integridade Institucional destaca o compromisso da Administração Superior no alinhamento de valores e princípios constantes no Planejamento Estratégico Nacional – PEN (2020/2029) e no Planejamento Estratégico Institucional – PEI (2021-2029) do MPPA. 

Em sua manifestação, o PGJ, destacou que "os princípios que regem a administração pública estão arraigados no dia a dia dos membros do Ministério Público, por conseguinte dos servidores também. Isso é da essência da nossa instituição, e aliás, exigível para todos aqueles que pretendem fazer parte de uma instituição com a envergadura do Ministério Público".

 
Foto: Alexandre Pacheco

Ainda no seu discurso, César Mattar Jr. completou "é importante que o MP dê mais esse exemplo, de nós exigirmos permanentemente o controle dos atos da administração pública, e inclusive, das empresas que compõem o aparato produtivo em nosso país. A construção do Programa teve como base os dados do CNMP. Quero deixar o registro a todos que participaram desse momento emblemático para nossa instituição".

“Nós, órgãos de controle, órgãos da administração pública, não devemos estar só preocupados em estar de acordo com a lei, mas além disso, esse documento deve estar pautado na ética com integridade e com o bem comum. Então o nosso projeto, aqui encabeçado pelo doutor César Mattar, é trazer para dentro do Ministério Público um melhor controle, uma melhor transparência, um melhor fluxo de trabalho, juntamente com todos os servidores. É por isso que não à toa estão servidores de setores chaves do MP, para todos juntos consigamos levar à frente”, ponderou o coordenador do CAODPP, Lauro Freitas. 

 
Foto: Alexandre Pacheco

Ainda na programação do evento, houve a conferência "Integraridade na Administração Pública", proferida pelo auditor da Controladoria Geral da União (CGU), professor doutor Mário Spinelli. 

 
Foto: Alexandre Pacheco

"Nossa vinda ao ato de lançamento do Programa de Integridade do Ministério Público é para falar dos dilemas desse tipo de implementação de sistema em órgão com as características do MP. A ideia é apresentar os aspectos relacionados à corrupção e suas causas, e para depois destacar como esse tipo de Programa é importante para aumentar a confiança, melhorar a transparência e promover ações de éticas", disse o conferencista. 

 
Foto: Alexandre Pacheco

 

 

Assessoria de Comunicação

 

Fotos: Alexandre Pacheco 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fale Conosco