MPPA inicia 3ª Etapa do Projeto de Interiorização

A 3ª Etapa do projeto de Interiorização do Ministério Público do Estado do Pará abrange a visita, no período de 20 a 24 de setembro, a 11 municípios que integram as Regiões Administrativas Sudeste I e III. O Procurador-Geral de Justiça, César Mattar Jr. e a Subprocuradora-Geral para a área técnico administrativa, Ubiragilda Pimentel, participam, nesses cinco dias, de reuniões com os Promotores de Justiça e servidores em seus locais de trabalho. Nesta segunda-feira, 20 de setembro, a comitiva que inclui também gestores de departamentos e assessores das subprocuradorias estiveram nos municípios de Itupiranga, São João do Araguaia e São Domingos do Araguaia.

O principal objetivo do Projeto de Interiorização é aproximar a administração superior dos membros e servidores das Promotorias de Justiça em todo o Estado. As visitas às sedes do interior fomentam o diálogo e fortalecem a instituição.
Integram a comitiva, a diretora do Departamento de Obras e Manutenção, Márcia Moraes, o chefe da Divisão de Análise e Programação Carlos Tocantins, e os assessores das Subprocuradorias, Jaime Lima e Ricardo Paranhos, além do chefe do Gabinete Militar Cel Leonardo Franco.
“Queremos com esse projeto percorrer todas as regiões Administrativas do Ministério Público. Queremos ouvir as dificuldades dos integrantes da instituição, conhecer de perto a realidade de cada um e trazer soluções, para que possamos melhorar cada vez mais o atendimento à sociedade”, ressaltou o Procurador-Geral César Mattar Jr.

Em Itupiranga a comitiva da administração superior foi recebida pelo Promotor de Justiça Josiel Gomes da Silva e servidores, que destacou a importância da ida da Procuradoria-Geral aos municípios, pois é uma oportunidade de aproximação com a administração, “que possibilita a colocação dos pleitos mais urgentes referentes à infraestrutura, de pessoal e equipamentos de informática”.

Já em São João do Araguaia, a comitiva foi recebida pelo Promotor de Justiça Erick Ricardo de Souza Fernandes, que também responde por São Geraldo do Araguaia. Na ocasião o membro do MPPA apresentou os pleitos referentes às duas Promotorias sob sua responsabilidade. Foram debatidos temas como melhorias na segurança, contratação de pessoal, infraestrutura, novos veículos, entre outros. São Geraldo terá, em breve, inaugurada sede própria.

A diretora do Departamento de Obras, Márcia Moraes, aproveitou a visita para mostrar ao PJ Erick Fernandes o anteprojeto da sede da PJ de São João do Araguaia, que será construída no terreno doado pela prefeitura, cuja titular, Marcellanne Cristina, também recepcionou a comitiva da PGJ.

“A vinda do Procurador-Geral aos municípios é de suma importância, por colocá-lo em contato com a realidade das instalações, com o promotor, assessor e servidores, visando melhorias que irão refletir na comunidade como um todo”, pontuou Erick Fernandes.
Ao chegarem em São Domingos do Araguaia, no início da noite desta segunda-feira, os integrantes da administração foram recepcionados pelo Promotor de Justiça Gilberto Lins de Souza Filho, que agradeceu a todos pela vinda. “É salutar essa presença nas nossas comarcas, pois identificam a real necessidade e acima de tudo já conseguem assegurar uma solução para alguns pleitos, referentes a questão física, de pessoal e equipamentos”, pontuou.

Em todas as Promotorias visitadas nesse primeiro dia da 3ª Etapa do projeto de Interiorização, o Procurador-Geral de Justiça César Mattar Jr. e sua equipe fizeram questão de frisar alguns dos processos de melhorias que estão em andamento na atual administração, como o concurso para servidores de nível médio e superior, aquisição de equipamentos de informática e softwares.

Foi também destacado pelo PGJ e comitiva, durante a visita às Promotorias, a licitação em andamento para aquisição de novos veículos, mais potentes e adequados para a zona rural; a substituição de alarmes e câmeras por equipamentos mais modernos; o PCCR, cuja proposta está concluída e em breve será apreciada pelo Colégio de Procuradores; a recomposição do salário e do auxílio saúde; entre outros.
No item segurança das Promotorias, o PGJ César Mattar Jr. frisou que "todas as obras novas e as adaptações em prédios, no quesito segurança, agora são avaliadas previamente pelo Grupo de Segurança Institucional (GSI) do MPPA".

A programação do Projeto de Interiorização prossegue segue nesta terça-feira, 21 de setembro, com uma reunião com os Promotores de Justiça que atuam na sede do polo Marabá.
Texto: Edyr Falcão
Assessoria de Comunicação