ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA inaugura sede própria em Tomé-Açú e fortalece atendimento à população

Tomé-Açú 01/04/25 16:00

 

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) celebrou, na última sexta-feira, 28, a inauguração de sua sede própria no município de Tomé-Açú. A cerimônia de entrega das chaves foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, César Mattar Jr., com a presença dos promotores de Justiça da cidade, Louise Rejane de Araújo Silva e Ilton Lima Moreira Junior.

A inauguração contou com a participação de diversas autoridades, como a subprocuradora-geral de justiça para a área técnico-administrativa, Ubiragilda Pimentel, o Ouvidor-Geral do MPPA, Geraldo de Mendonça Rocha, o Procurador-geral de Justiça nomeado, Alexandre Tourinho, e a diretora do Departamento de Obras e Manutenção (DOM), Márcia Moraes da Costa. Também marcaram presença o vice-prefeito de Tomé-Açu, Rosielson Ribeiro Coelho, a presidente da Câmara de Vereadores, Larissa Myruca, vereadores e servidores locais. O Poder Judiciário foi representado pelo juiz de direito José Ronaldo Sales.

Além de ampliar a atuação do MPPA no município, a inauguração dessa nova sede integra um dos objetivos da gestão atual, que busca melhorar a infraestrutura das Promotorias de Justiça em diversas localidades do interior do estado, proporcionando um atendimento mais eficaz e de qualidade para a população.

O Procurador-Geral de Justiça, César Mattar Jr., destacou, em seu discurso, a importância da obra como resultado de um esforço coletivo. “É um trabalho da administração, mas também de engenheiros, arquitetos e colaboradores que se dedicaram para levar dignidade e serviços de qualidade à população do estado do Pará. O que nos gratifica, para além do fortalecimento da estrutura do Ministério Público, é poder entregar à sociedade um espaço que permita aos membros do MP e servidores receberem a população com o mínimo de conforto e dignidade, correspondendo aos anseios por um serviço público de excelência. Esta magnífica obra representa um legado que deixamos para o município de Tomé-Açú”. 

Nova sede

A nova sede, localizada na Rua Francisco Soares, no bairro Marambaia, é um edifício térreo de 248m² de área construída. O prédio foi projetado para atender às necessidades da população local e oferecer melhores condições de trabalho para os membros e servidores do MPPA. A estrutura inclui três gabinetes de promotor de justiça, com antessalas de apoio, além de salas multiúso, secretaria, arquivo, copa e banheiros adaptados para pessoas com deficiência. O projeto foi concebido para garantir acessibilidade e conforto tanto para os servidores quanto para o público que procura os serviços da instituição.

O edifício conta ainda com estacionamento interno e externo, acessibilidade e um design funcional que privilegia a praticidade e a funcionalidade para a realização das atividades do Ministério Público.

Discursos

O promotor de Justiça de Tomé-Açu, José Ilton Lima Moreira, enfatizou que a nova sede representa um avanço significativo na atuação institucional do Ministério Público no município. “De fato, o Ministério Público agora está passando por uma nova fase. Essa sede nova vai atender melhor a população de Tomé-Açu, oferecendo um espaço mais adequado e aconchegante. Sabemos que o MP lida com diversas demandas, inclusive situações sensíveis envolvendo crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e idosos. Por isso, é fundamental que a população se sinta acolhida por uma instituição que tem um papel tão importante na defesa dos direitos da sociedade”, declarou.

O vice-prefeito do município destacou a relevância do momento para a população local. “Em primeiro lugar, para mim, é uma honra estar aqui representando o prefeito Carlos da Vila Nova neste evento tão importante para o nosso município, que é a inauguração do primeiro prédio do Ministério Público em Tomé-Açu. Tenho certeza de que o Ministério Público se tornará ainda mais atuante em nossa cidade, contribuindo para a solução dos problemas enfrentados pelos nossos munícipes”, afirmou Rosielson Ribeiro Coelho. 

O promotor de Justiça e procurador-geral de Justiça nomeado, Alexandre Tourinho, ressaltou a importância simbólica e funcional da nova sede do Ministério Público em Tomé-Açu. “No momento em que a gente sai do fórum, parece que a gente adquire até uma identidade nova. Porque o cidadão, quando vai te procurar dentro do fórum, às vezes te vê como um auxiliar, como alguém que trabalha para o juiz local — o que não é verdade. O Ministério Público resolutivo trabalha, sim, junto ao Judiciário, mas hoje precisa atuar muito mais fora dele. Precisa estar ao lado da população, ao lado das pessoas mais vulneráveis do município, para que possa cumprir sua função essencial”, afirmou.

 

Texto e fotos: Bruna Carvalho

 

Fale Conosco