MPPA finaliza curso sobre “Governança das Contratações”

Manejar os principais conceitos, diretrizes e instrumentos relacionados à governança das contratações. Esse foi o tema do curso de capacitação promovido pelo Ministério Público do Estado no período de 11 a 13 de fevereiro, no auditório Fabrício Ramos Couto, aos servidores da instituição que trabalham no processo de planejamento, elaboração e execução dos contratos administrativos e orçamento da instituição.
O curso “Governança das Contratações” foi realizado pela Administração Superior, em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), de forma híbrida, com mais de 70 participantes presenciais e 30 on-line. O ministrante do curso foi o professor Paulo Alves, especialista no assunto e membro Fundador da Associação Latino-Americana de Governança.
Durante três dias os servidores tiveram acesso a apresentações sobre o conjunto de diretrizes, estruturas organizacionais, processos e mecanismos de controle que visam a assegurar que as decisões e as ações relativas à Gestão das Aquisições estejam alinhadas às necessidades da organização, contribuindo para o alcance das suas metas.
Paulo Alves destacou a necessidade de implementação da governança das contratações nas instituições e de aperfeiçoá-la continuamente, devido a sua relação direta com a geração de resultados para a sociedade. Além disso, de acordo com a redação da Nova Lei de Licitações, será obrigatória a sua implementação por órgãos e entidades da administração pública.
O encerramento do curso, na tarde de quinta-feira (13), contou com as falas de agradecimento da subprocuradora-geral de Justiça, Ubiragilda Pimentel - que representou o procurador-geral, César Mattar Jr. – e do diretor-geral do CEAF, promotor de Justiça Edvaldo Sales.
“É com grande satisfação que encerramos hoje mais uma etapa do processo de capacitação de nossos servidores no tema de governança das contratações. Outros cursos atinentes à área de licitações e contratos serão realizados durante o ano”, frisou a subprocuradora Ubiragilda Pimentel.
O diretor-geral do CEAF, Edvaldo Sales, destacou que a grade de cursos oferecidos sempre busca capacitar para melhor atender a sociedade. “Estamos sempre verificando as necessidades e atendendo as demandas das unidades da instituição”, disse.
Texto e fotos: Assessoria de Comunicação