MPPA empossa promotores de Justiça na capital

Foi realizado na manhã desta terça-feira (12) o ato de posse de cinco promotores de Justiça à 3ª Entrância. A cerimônia ocorreu em Belém no auditório da infância, na sede do MPPA, na presença de membros e também familiares dos empossados.
Os promotores de Justiça foram promovidos à 3ª Entrância por decisão unânime do egrégio Conselho Superior do Ministério Público para os seguintes cargos: Albely Miranda Lobato, pelo critério de antiguidade, para o cargo de 5º promotor de Justiça com atribuições gerais de Belém; Raimundo Antônio Silva Aires, pelo critério de antiguidade, para o cargo de 10º promotor de Justiça com atribuições gerais de Belém; Viviane Lobato Sobral Franco, pelo critério de merecimento, para o cargo de 6º promotor de Justiça com atribuições gerais de Belém; Lauro Francisco da Silva Freitas Junior, pelo critério de merecimento, para o cargo de 2º promotor de Justiça de Mosqueiro; Daniel Henrique Queiroz de Azevedo, pelo critério de merecimento, para o cargo de 4º promotor de Justiça cível e de defesa comunitária e cidadania de Icoaraci.


O procurador-geral de Justiça, Gilberto Valente Martins, conduziu a cerimônia fazendo a investidura no cargo dos promotores e entregando a eles o ato de posse. Ao saudar os novos integrantes da capital, ele ressaltou que os promotores chegaram à 3ª Entrância num momento peculiar para sociedade e para o sistema de Justiça uma vez que o governo federal debate propostas do projeto de Lei Anticrime apresentado no Congresso Nacional.
“É um momento em que os colegas promotores de Justiça, que estão agora assumindo a 3ª Entrância, vão passar também a atuar nessas áreas já que o Ministério Público lida com essas questões relacionadas ao sistema de Justiça. Mas vejo como um momento de esperança e renovação para vocês que após todos esses anos atuando no interior chegam à capital, através do critério de merecimento e antiguidade”, disse o Gilberto Martins.

O procurador-geral acrescentou: “Eu participei de todo o processo de movimentação na carreira dos que aqui estão sendo empossados na 3ª Entrância e observei que causou para o nosso colegiado um sentimento de satisfação a qualidade dos trabalhos que os colegas apresentaram perante a Justiça local, atendendo as necessidades dos jurisdicionados”.
O presidente da Associação do Ministério Público (Ampep), Márcio Silva Maués de Faria, disse que ficou feliz com a conquista dos colegas. “Hoje, vejo em vocês, meus colegas, os profissionais excepcionais que se tornaram justamente porque atuaram durante anos nas mais ricas regiões deste imenso Brasil, sempre a favor de gente humildes e trabalhadora, das mais diversas origens. Todas elas chamadas de povo paraense”.

O promotor Raimundo Antônio Silva Aires falou em nome dos empossados. “Conclamo aos colegas empossados, neste ato solene de posse, muito mais que ato festivo, que possa servir como um ato de renovação de nosso juramento com o firme propósito de jamais esmorecermos diante dos obstáculos, pois, a reafirmação de um compromisso, ainda que simbólico, torna este ato mais significativo, quanto maior a nossa experiência, maior será a nossa responsabilidade no exercício do nosso mister”, disse.
Também estiveram presentes na posse o corregedor-geral do Ministério Público, Jorge de Mendonça Rocha; a subprocuradora-geral de Justiça para a Área Jurídico Institucional, Cândida de Jesus Ribeiro do Nascimento; a subprocuradora-geral de Justiça área técnico administrativa, em exercício, Leila Maria Marques de Moraes.
Texto: Ascom MPPA