ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA e SEDUC reúnem para solucionar falta de professores em algumas unidades

Visitas de inspeção da Promotoria em escolas do município identificaram ausência de professores de matemática e física
Ananindeua 26/08/21 12:35

Na última segunda-feira (23), a Promotora de Justiça de Direitos Constitucionais Fundamentais/Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa de Ananindeua, Fábia Mussi Lima, reuniu-se com seis integrantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para que fossem providenciadas as medidas necessárias para garantir professores de matemática e física em todas as escolas estaduais de Ananindeua.

A pauta em questão foi levantada após visitas de inspeção, realizadas pela Promotoria de Justiça em 2019 às escolas. Durante a reunião, foi elaborado um quadro atualizado das escolas que ainda estão sem professores, de acordo com as informações que cada gestor de Unidade Seduc na Escola (USE) apresentou. As USEs são responsáveis por uma certa quantidade de escolas de ensino fundamental e médio dentro da Seduc. Estavam presentes os gestores das USEs 12, 13, 14, 15, 16 e o diretor de Planejamento e Gestão de Pessoas da SEDUC, Norberto Ferreira C. Júnior.

Foi relatado pelos integrantes da Seduc que a USE 14 está com déficit de dois professores (matemática) que saíram de licença, assim como na USE 16 (um de matemática e outro de física), mas que já estão sendo aguardadas as contratações temporárias e por meio do PSS 04/2020, respectivamente.

Já na USE 12, há ausência de apenas um professor de matemática por motivo de licença prêmio, que retornará em breve e irá repor as aulas.  No caso da USE 13, há um déficit de professores de física, mas a gestora afirmou que até este final de semana a demanda estará resolvida. A USE 15 foi a única a não apresentar déficit no momento.

Para a Promotora Fábia Mussi, “a reunião foi bem interessante, porque conseguimos reunir todos os representantes da USEs de Ananindeua e o representante da Seduc. Percebemos que todos estavam em um diálogo, buscando as soluções. Acertamos que, mesmo que consigamos prover as escolas com os professores, iremos manter esse procedimento em caráter permanente para que a cada seis meses haja uma reunião e sejam verificadas as dificuldades”.

Ao final da reunião foi deliberado que a Diretoria de Planejamento da Seduc apresentará à Promotoria de Ananindeua o quadro informativo atualizado com o quantitativo de professores lotados em cada escola, no prazo de 30 dias.


Texto: Évelin Paixão, Ascom
Edição: Edyr Falcão

Fale Conosco