ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MPPA e Seduc promovem Webinário sobre enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes

Durante dois dias integrantes da rede de proteção debateram ações interdisciplinares
Belém 01/09/21 12:55

 

Descrição da imagem: na foto um print da tela do computador no qual aparecem alguns participantes do Webinário


Nos dias 30 e 31 de agosto, o Ministério Público do Estado, através do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOIJ) e Promotorias da Infância da Capital, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizou o Webinário “Ministério Público e a Escola: Fortalecendo a Rede de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes”. O evento buscou intensificar as ações interdisciplinares, em prol das crianças e adolescentes.

No primeiro dia do Webinário a coordenadora do CAOIJ, promotora de Justiça Mônica Freire, apresentou o Projeto “Navegue não naufrague” nos crimes sexuais, que visa combater a subnotificação, bem como prevenir a violência sexual contra crianças e adolescentes. O projeto considera imprescindível a formação dos professores para que cumpram o disposto no art. 245 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), quanto à obrigatoriedade de notificar os casos de violência contra o público infantojuvenil.

A coordenadora do CAOIJ apresentou ainda as inovações trazidas pela Lei n.º 13.431/2017, pontuando o papel da rede de proteção no atendimento integral às crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência, trabalhando os conceitos de escuta, depoimento especial e revelação espontânea. No mesmo dia, a psicóloga do MPPA, Cristina Romeiro, palestrou sobre o tema da “Violências contra crianças e adolescentes: uma compreensão psicológica”. Durante a apresentação foram pontuadas regras básicas para realização de uma boa escuta.

PJ Viviane Veras ministrou palestra no segundo dia do Webinário
PJ Viviane Veras ministrou palestra no segundo dia do Webinário
Foto: CAOIJ

Descrição da imagem: na foto um print da tela do computador no qual aparece uma das palestrantes


Na terça-feira, 31 de agosto, a promotora de Justiça Titular da Promotoria de Justiça de Apuração de Atos Infracionais, Viviane Veras, palestrou sobre o tema “Fenômeno da Violência Escolar e a Cultura de Paz”, trazendo para os professores a discussão a respeito da utilização das metodologias de círculos restaurativos como forma de prevenção e de solução de conflitos.

Pedagoga Bethânia Vinagre participou do 2º dia de debates
Pedagoga Bethânia Vinagre participou do segundo dia de debates
Foto: CAOIJ

Finalizando atividades, a Assessora Pedagógica da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Belém, Márcia Bethânia de Albuquerque Vinagre, falou sobre “O papel do educador no enfrentamento a violência contra crianças e adolescentes”.  Com isso, a Seduc vem cumprindo o disposto no art. 14, §1º, II da Lei n.º 13.431/2017, no que se refere a capacitação interdisciplinar continuada de seus professores.

 

 

Texto: CAOIJ
Edição: Ascom

 

Fale Conosco