MPPA e município de Curionópolis articulam ações sustentáveis em favor da Comunidade de Serra Pelada

No último dia 17, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio da Promotora de Justiça Agrária Alexssandra Muniz Mardegan, reuniu-se com a equipe técnica do município de Curionópolis e com um representante do Instituto Rede Terra, em Marabá, para tratar do Turismo de Base Comunitária (TBC) como alternativa sustentável de geração de renda para comunidades rurais.
Durante a reunião, a representante do MPPA destacou que a Promotoria de Justiça Agrária tem como foco o fomento da agricultura familiar e que o Turismo de Base Comunitária representa uma forma sustentável de agregar valor ao modo de vida das comunidades rurais tradicionais. A promotora ressaltou ainda que, muitas vezes, os gestores municipais não compreendem plenamente os avanços que podem ser alcançados por meio dessa iniciativa.
O principal tema discutido no encontro foi a definição de ações voltadas à retirada de diversas famílias da comunidade do antigo garimpo de Serra Pelada da situação de extrema pobreza. A localidade abriga um número significativo de agricultores familiares, que produzem uma variedade de culturas agrícolas, além de mel e polpas de frutas. Para fortalecer essas iniciativas, alguns produtores estão recebendo assessoria técnica em negócios, hospedagem e alimentação, com o objetivo de prepará-los para receber turistas e consolidar o turismo rural no município.
Além das iniciativas voltadas ao turismo rural, Serra Pelada também se destaca pela arte e tradição das bordadeiras locais. Durante a reunião, ressaltou-se ainda a necessidade de fortalecimento da associação de produtores de mel da região, que requer suporte técnico para ampliação e qualificação da produção.
Texto e foto: 12ª PJ Agrária de Marabá, com edição ASCOM MPPA