MPPA avalia trabalhos e discute premiação do II Concurso de Desenho e Redação

Nesta quarta-feira, 8, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) realizou reunião para avaliar trabalhos submetidos e definir evento de premiação do II Concurso de Desenho e Redação, realizado pela 3ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, com apoio das secretarias municipais e estadual de educação, para estudantes de escolas públicas do Bairro do Tapanã, em Belém.
Participaram da reunião a Promotora de Justiça da Infância e Juventude Síntia Maradei, a Promotora de Justiça de Defesa das Pessoas com Deficiência e dos Idosos e de Acidentes de trabalho de Belém, Silvia Branches, a Pedagoga da Promotoria, Bethânia Vinagre, a estagiária de pedagogia, Angélica Vianna.
O tema do concurso deste ano é “Dignidade sexual: infância protegida e adolescência feliz” e tem como objetivo estimular o desenvolvimento de práticas educativas para o público infantojuvenil, de escolas públicas do bairro do Tapanã, em Belém, com a produção nas categorias de desenho e redação que melhor traduzam o tema proposto, visando a reflexão da temática e conscientização da importância a respeito do desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes.
Após o prazo de elaboração dos trabalhos, por crianças de 06 a 11 anos (na categoria desenho) e adolescentes de 12 a 18 anos incompletos (na categoria redação), a comissão julgadora do concurso avaliou os trabalhos, escolhendo os três primeiros colocados de cada categoria.
Os avaliadores foram a psicóloga da Promotoria, Cristina Romeiro; a Pedagoga do Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar (GATI), Diana Braga; a Pedagoga da Universidade Federal do Pará (UFPA), Martha Libia Borges; o Professor da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), Luiz Carlos de Oliveira; a Professora de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), Gilcelia Mendes; a Professora de pedagogia e serviço social da Universidade da Amazônia (UNAMA), Altair Vergner Klautau; e o Pedagogo da Promotoria, Luís Pina.
O evento de premiação ocorre no dia 1º de dezembro na sede do Ministério Público, com apresentação cultural, entrega de certificados para os alunos premiados. Os prêmios consistem em uma bicicleta para os 1º colocados; um calçado tênis para os 2º colocados; e uma mochila com materiais de desenho (papéis, lápis e canetas), para os 3º colocados das categorias, tanto de desenho, quanto de redação.
Texto: Eduardo Miranda, Ascom/MPPA
Fotos: PJ da Infância e da Juventude.