MPPA apoia campanha de incentivo à inclusão de pessoas com deficiência
O Ministério Público do Pará (MPPA), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa das Pessoas com Deficiência e dos Idosos, é um dos órgãos apoiadores da campanha #InclusiveEu - Iniciativas por um presente e futuro de inclusão, acessibilidade e igualdade para todos, inclusive eu, você, nós". A campanha objetiva levar conscientização inclusiva as entidades e espaços que trabalham com atendimento ao público.
De iniciativa do Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia (Acessar), da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), a campanha teve início no dia 4 de fevereiro e durante o ano todo continuará com a promoção de várias ações em diferentes locais, tendo participação de um grupo artístico integrado por pessoas com deficiência.
Após realizar as ações, como apresentação de atrações culturais, cursos, oficinas, rodas de conversa e panfletagem, cada local visitado estará recebendo uma placa identificando aptidão para o atendimento de pessoas com deficiência.
A 3º Promotora de Justiça de Defesa das Pessoas com Deficiência e Idosos de Belém, Elaine Carvalho Castelo Branco, explica que abraçou a campanha com o objetivo de mostrar à sociedade que as pessoas com deficiência podem fazer e ser o que quiserem. ‘’Com as ações que serão desenvolvidas, com diversas parcerias durante o ano de 2019, buscaremos mostrar à sociedade que deficiência não é sinônimo de incapacidade. Também buscamos identificar quais barreiras de acesso são impostas a essas pessoas, e como nós podemos ajudar a derrubá-las’’, ressalta a promotora.
Além do MPPA, a campanha #InclusiveEu conta com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), através da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e do grupo Viver com Alegria.
Texto: Assessoria de Comunicação MPPA
Arte: Divulgação