MP promove reunião para definir ações de prevenção contra covid-19
Ocorreu nesta terça (12) uma reunião virtual promovida pelo Ministério Público do Estado do Pará com a nova gestão de Brasil Novo e Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O encontro foi para discutir formas de evitar a transmissão do novo coronavírus no município e a infraestrutura para atender os pacientes infectados.
Participaram da reunião a promotora de Justiça Juliana Nunes Felix, o prefeito eleito Weder Makes Carneiro, conhecido como "Pirica", o secretário municipal de saúde Elysson Kloss, o diretor do Hospital Municipal Maria José Biancardi (HMMJB) Clebson da Cruz, a chefe da Vigilância Epidemiológica Mislene dos Santos e outros.
O encontro foi realizado pela Promotoria para coletar informações sobre a situação do sistema de saúde do município e reforçar a parceria entre MP e a gestão municipal no combate ao novo coronavírus. Em 2020, o Grupo de Trabalho coordenado pela promotora Juliana Felix articulou medidas de prevenção contra covid-19 em parceria com os antigos gestores, e o objetivo é manter a cooperação, especialmente agora com a aumento nos casos de infecção por coronavírus no Pará e enquanto não há data para início da vacinação no Estado.
Segundo a promotora, é necessário o trabalho conjunto de prevenção pois não há hospital de campanha na região e faltam leitos no hospital de referência mais próximo, o Hospital Regional Público da Transamazônica. “diante da falta de leitos no HRPT e a falta de previsão para início da vacinação da população, principalmente do interior, é necessário que órgãos realizem trabalhos em massa visando a prevenção do contágio e intensifiquem as campanhas e medidas que orientem e fiscalizem o distanciamento social, higienização, uso de máscara, pontuou.
Na reunião, a Prefeitura comprometeu-se a informar ao MP sobre as atividades realizadas, como fiscalizações, campanhas e outros. Além disso, a gestão deve continuar a não emitir licenças para festas. Já a SMS ficou encarregada de prestar relatório quantitativo dos medicamentos que possui para casos de covid-19.
Os participantes debateram também sobre a dificuldade de contratar mais médicos para o Hospital Municipal. Atualmente, o local possui apenas três médicos, um enfermeiro e quatro técnicos de enfermagem. Quanto à ala de covid, o espaço conta com 8 leitos, e duas pessoas internadas. No momento, não há médico específico para a ala de internações por covid-19.
Foram avaliadas ainda medidas de contingenciamento e controle de infecção, estoque de medicamentos do município, a existência ou previsão de formulação do Plano Municipal de Vacinação.
Também foi discutida a questão do uso da hidroxicloroquina. A Promotoria pediu que a Secretaria de Saúde pesquisasse a respeito da retirada do medicamento dos protocolos oficiais da Organização Mundial de Saúde (OMS) no tratamento de covid-19. A elaboração do plano de vacinação municipal também foi abordada e deve ser debatida nos próximos encontros do grupo.
Texto: Sarah Barbosa
Edição: Edyr Falcão
Foto: Confirma Notícia