ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MP lançará Lei Orgânica e Constituição do Estado atualizadas

Em evento online, será apresentada a republicação das duas leis e haverá também conferência com Procurador do Governo do Distrito Federal
Belém 07/04/21 12:05

Nesta sexta (9) o CEAF realizará o lançamento virtual da  Lei Orgânica do Ministério Público do Estado do Pará e da Constituição do Estado, atualizadas e editadas pelo MP. O evento iniciará às 10h30 e será transmitido no canal do MPPA no Youtube.  Durante a manhã também será realizada a conferência “O Ministério Público e a defesa das Constituições Estaduais”,  pelo Procurador do Governo do Distrito Federal, Léo Ferreira Leoncy.

Nova edição da Lei Orgânica será apresentada na próxima sexta.
Nova edição da Lei Orgânica será apresentada na próxima sexta.
Foto: Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional

De acordo com o diretor do CEAF, Rodier Barata Ataíde, as novas publicações da Constituição e da Lei Orgânica foram feitas pois as duas leis existem há anos e muitas modificações ocorreram ao longo do tempo. “Já faz muitos anos que não tem uma republicação. O que o Ministério Público está fazendo é uma prestação de serviço à comunidade jurídica. Houve um trabalho de consolidação de todas as leis que alteraram, por emenda constitucional, a Constituição do Pará e todas as leis complementares que alteraram a Lei Orgânica”, explicou. 

As novas publicações serão apresentadas juntas, formando a Coleção Cidadania. Segundo o diretor, a ideia veio da Constituição Federal, que é chamada de Constituição Cidadã. “Demos o nome de Coleção Cidadania justamente porque essas leis são normas que servem para o exercício da cidadania”, afirmou Rodier Ataíde.

Para atualizar a Constituição do Estado, Ceaf contou com a parceria da Alepa.
Para atualizar a Constituição do Estado, Ceaf contou com a parceria da Alepa.
Foto: Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional

Para reorganizar a Constituição, o Ceaf contou com o auxílio do procurador da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) Augusto José Alencar Gambôa. Já a Lei Orgânica foi organizada pelo diretor do Centro de Estudos e pelo assessor da Procuradoria Geral de Justiça Erik Luiz de Nunes Valente. As duas leis serão lançadas nas versões impressa e digital.

Clique aqui para acessa a programação

Assessoria de Comunicação

 

 

 

 

Fale Conosco