Ministério Público promove evento alusivo ao Janeiro Branco, mês de conscientização da saúde mental

Na manhã desta terça-feira, 21, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Comissão de Saúde do MPPA e Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT/MPPA), realizou evento alusivo ao Janeiro Branco, mês de conscientização da saúde mental. O evento, presencial e on-line, reforçou a importância do tema a todos os membros, servidores, colaboradores e estagiários, por meio de debates sobre hábitos e ambientes saudáveis na prevenção de doenças psiquiátricas no ambiente de trabalho da instituição.
A mesa de abertura do evento foi composta pela procuradora-Geral de Justiça, em exercício e presidente da Comissão de Saúde, Ubiragilda Pimentel; pelo diretor-geral do CEAF, Edvaldo Sales; pela presidente da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho do MPPA, promotora de Justiça Socorro de Maria Gomes; pelo procurador-geral de Justiça nomeado, Alexandre Tourinho, pela psicóloga do Departamento Médico e Odontológico (DMO), Solange de Oliveira e pela médica do DMO, Márcia Helena.
Em suas manifestações, os participantes da mesa destacaram o compromisso do Ministério Público com a realização de atividades voltadas a fortalecer a saúde mental de seus integrantes, priorizando a prevenção.
Logo em seguida, deu-se início à rodada de palestras, que abordou temas como a relação dos transtornos mentais e do estilo de vida na atualidade, além de aspectos determinantes do comportamento organizacional e de sua relação com a saúde mental. As mesas foram ministradas pelo doutor em psicologia do programa de pós-graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA), o médico psiquiatra Kleber Roberto da Silva Gonçalves de Oliveira; e pelo professor mestre e doutorando em psicologia pela UFPA, Gottardo Celso Ferreira Dias.
Na ocasião, houve também o lançamento do guia “Estresse e Saúde Mental” pela Comissão da Saúde e pela Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho MPPA, que propõe uma abordagem de compreensão dos impactos do estresse na saúde mental, com exemplos de sinais para reconhecimento além de estratégias para auxiliar na harmonização do ambiente de trabalho. A psicóloga do MPPA Solange de Oliveira apresentou o guia.
As Comissões da Saúde e de QVT são compostas por integrantes da, Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Sociais (CAODS), CEAF, Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar (GATI), DRH, DMO e Ascom, e tem como objetivo propor atividades de modo a identificar e compreender a vida cotidiana dos integrantes e colaboradores da instituição, para melhoria do clima organizacional e da saúde.
No âmbito do Ministério Público, a Portaria Nº 6017/2019 implementa a Política de Gestão de Pessoas e conceitua Gestão da Qualidade de Vida do Trabalho como um conjunto dos programas e das ações articuladas pelo órgão na promoção de bem-estar, saúde e sustentabilidade dentro das diretrizes da instituição, incluindo a promoção de saúde ocupacional e da segurança no trabalho.
Ao final do evento a PGJ, em exercício, Ubiragilda Pimentel, ressaltou a satisfação com o conteúdo da atividade e reafirmou o compromisso da administração superior por mais ações nesse sentido. "Eu saio daqui muito preenchida com tudo que eu ouvi, e levando isso para o meu ambiente de trabalho e para a minha vida pessoal. Teremos muitas outras ações como esta, não só palestras". E finalizou: "tenham certeza que o Ministério Público do Estado do Pará, através da Procuradoria Geral de Justiça, através das suas comissões, das unidades envolvidas, está atento a questão da saúde mental de seus integrantes".
Texto: Bianca Galhardo, Ascom/MPPA