ATENDIMENTO AO CIDADÃO

IX Semana da Criança e do Adolescente do MPPA aborda o impacto das telas e oferece serviços à população

Belém 10/10/23 17:18

Entre os dias 18 a 20 de outubro, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) promove a IX Semana da Criança e do Adolescente, sob o tema “O impacto das telas no desenvolvimento infantojuvenil”, com abertura na Usina da Paz da Cabanagem e programação nos demais dias na sede do MPPA.

O evento anual busca fomentar a discussão de temas atuais e relevantes, relativos aos direitos da infância e juventude junto à rede de proteção e sociedade civil, bem como contribuir para o protagonismo desta parcela da população. 

Nesta edição, o tema central se volta às consequências  do uso excessivo de telas de celulares e computadores pelo público infantojuvenil. No Brasil, 92% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos de idade usam a Internet, de acordo com pesquisa realizada em 2022 pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic).

Desse modo, a Sociedade Brasileira de Pediatria alerta a respeito dos principais problemas médicos e de saúde de crianças e adolescentes na Era Digital como:  irritabilidade, ansiedade e depressão; transtornos do déficit de atenção e hiperatividade; transtornos do sono e de alimentação; sedentarismo e falta da prática de exercícios; bullying e cyberbullying; entre outros.

Sob este contexto, a IX Semana da Criança e do Adolescente começa no dia 18 de outubro na Usina da Paz da Cabanagem, com apresentações lúdicas e serviços para a população. 

Já nos dias 19 e 20, no auditório do prédio sede do MPPA, serão realizadas conferências e apresentações culturais, fomentando o importante debate sobre o uso consciente das tecnologias digitais por este público.

O evento é realizado pelo MPPA, por meio das Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude; do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude (CAOIJ) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), com apoio de diversos órgãos e instituições.

Para se inscrever, acesse o site do CEAF. Confira a programação completa na agenda e no folder 

Assessoria de Comunicação

Fale Conosco