ATENDIMENTO AO CIDADÃO

GEDHA inicia sessões de estudos sobre interseccionalidade

Belém 25/10/23 09:45

Na tarde desta terça-feira, 24 de outubro, o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento e Direitos Humanos na Amazônia (GEDHA) do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) realizou, por meio de videoconferência, uma sessão de estudo do livro "Bem Mais que Ideias: A Interseccionalidade como Teoria Social Crítica," de Patrícia Hill Collins.

Patricia Hill Collins é uma renomada professora universitária norte-americana de Sociologia. Ao lado de Angela Davis e Bell Hooks, é considerada uma das mais influentes pesquisadoras do feminismo negro nos Estados Unidos.

A reunião foi presidida pela Diretora de Pesquisas e Grupos de Estudos do CEAF, a Promotora de Justiça Renata Valeria Pinto Cardoso, e contou com a presença do Diretor-geral do CEAF, José Edvaldo Sales, dos promotores de justiça Renato Belini e Márcio Maués, dos servidores do Ministério Público Pedro Bragança e Lila Bermeguy, além de professores integrantes do grupo de estudos.

O estudo sobre interseccionalidades é fundamental para a pesquisa na Amazônia, pois possibilita a percepção de que as diversas formas de opressão não são isoladas, mas sim interconectadas, reforçando-se mutuamente. Diferenciar essas nuances torna possível compreender e abordar a discriminação em sua totalidade, ao invés de tratá-la de forma fragmentada.

Fale Conosco