GAECO Pará, em apoio ao GAECO Amapá, cumpre mandados de busca e apreensão em alvos na capital paraense, na Operação “Cartas Marcadas”

Nesta terça-feira, 2, o Grupo de Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado do Pará (GAECO-PA), com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Inteligência e Segurança Institucional (GSI-PA), cumpriu mandados de busca e apreensão em alvos pessoa jurídica e física com domicílio em Belém-PA, durante a operação Cartas Marcadas, conduzida pelo GAECO do Amapá.
Durante a missão, foram apreendidos documentos e objetos de interesse da investigação. Ao todo, a operação teve como alvo 82 pessoas, com mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal de Justiça do Amapá contra investigados situados em três estados (Amapá, Pará e Bahia).
A competência para a apreciação dos pedidos cautelares do GAECO-AP foi do Tribunal de Justiça amapaense por envolver investigados com foro por prerrogativa de função naquele estado.
Os crimes investigados são de corrupção ativa e passiva, fraude em licitações, lavagem de dinheiro e organização criminosa, supostamente praticados entre os anos de 2020 e 2023.
A operação, em sua integralidade, envolveu uma dinâmica exemplar de organização pois envolveu cerca de 350 agentes das diversas forças de segurança dos estados envolvidos. No Pará, devido os alvos serem em menor número, a missão envolveu apenas membros e agentes do GAECO e do GSI.
Texto: GAECO PA