ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Exposição fotográfica destaca a importância da integração de pessoas refugiadas

A atividade é uma parceria do MPPA, ACNUR e Boulevard Shopping Belém
Belém 05/11/21 17:05

Foi realizado nesta sexta-feira (5), às 11h, o ato de lançamento da exposição fotográfica intitulada "Atravessando fronteiras e descobrindo imagens: a importância da integração de pessoas refugiadas". A iniciativa é uma parceria entre o Ministério Público do Estado do Pará, por meio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CAODH), o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e o Boulevard Shopping Belém. 

A exposição tem um caráter educativo, com a finalidade de desmistificar informações corriqueiramente veiculadas acerca desse grupo, esclarecendo aspectos jurídicos, socioeconômicos e as dúvidas mais frequentes. As fotografias ficarão em exposição até o dia 15 de novembro, no 1º Piso do Boulevard Shopping.

A parceria para a exposição é desdobramento de uma reunião do Ministério Público do Estado, ACNUR e Boulevard Shopping, na qual foi apresentado o evento “Fórum Empresarial de Empregabilidade para Refugiados e Migrantes”, ocorrido no Auditório do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPPA, no último dia 4.

Descrição da imagem: na foto aparecem seis pessoas de pé, ao lado do primeiro painel da exposição que tem as logomarcas da ACNUR e do MPPA
Descrição da imagem: na foto aparecem seis pessoas de pé, ao lado do primeiro painel da exposição que tem as logomarcas da ACNUR, do MPPA e Boulevard shopping
Foto: Alexandre Pacheco

Em sua manifestação durante o lançamento da exposição, o Procurador-Geral de Justiça, César Mattar Jr., destacou o orgulho da instituição em participar desta iniciativa e parabenizou o CAO de Direitos Humanos, ACNUR e a empresa Boulevard Shopping. “Esse problema não é exclusivo dos organismos internacionais, pois envolve pessoas, por isso o engajamento do Centro de Apoio de Direitos Humanos. É um dever nosso, de cada cidadão de nosso país, olhar de forma diferenciada aqueles que mais precisam de socorro, de suporte das instituições e dos poderes que podem fazer a diferença”.

E prosseguiu: “o MPPA segue engajado nesse projeto e em outros que sejam de interesse coletivo, pois temos um compromisso com os mais desvalidos e hipossuficientes. A instituição segue atuiante, pois ainda há um caminho longo a ser trilhado”.

Pelo Ministério Público do Estado estavam presentes ao lançamento da exposição fotográfica os promotores de Justiça Ana Cláudia Pinho, coordenadora do CAODH, Eliane Moreira e Bethânia Corrêa, Membros Auxiliares do CAODH, o chefe de gabinete da PGJ, Alexandre Tourinho e Louise Rejane Araújo. O evento contou também com o diretor executivo do Boulevard Shopping, Fernando Severino e o Oficial de Meios de Vida e Inclusão Econômica da ACNUR, lotado em Brasília, Paulo Sérgio de Almeida.

Descrição da imagem: na foto aparecem duas pessoas de pé, uma delas é o Procurador-Geral de Justiça, César Mattar, falando ao microfone. Ambos estão de máscara.
Descrição da imagem: na foto aparecem duas pessoas de pé, uma delas é o Procurador-Geral de Justiça, César Mattar, falando ao microfone. Ambos estão de máscara.
Foto: Alexandre Pacheco

Janaína Galvão, representante do escritório da ACNUR em Belém, agradeceu ao Ministério Público e ao Shopping Boulevard a parceria no projeto e enfatizou que essa é a primeira exposição de fotos no Estado do Pará desde a abertura do escritório. “É uma prestação de serviços à sociedade, pois temos aproximadamente 900 refugiados imigrantes da etnia Warao vivendo no Pará, dos quais 600 moram na região metropolitana de Belém. Quanto mais cedo eles conseguem acessar serviços, seus direitos, na comunidade acolhida, tais como saúde, educação e trabalho, mais rapidamente conseguem reconstruir suas vidas com dignidade”.

A Superintendente do Boulevard Shopping Belém, Viviane Freire, destacou a importância de apoiar ações vinculadas aos direitos humanos. “Consideramos importante sediar eventos dessa natureza, para que possamos levantar pautas importantes e levar informações à nossa comunidade. Entendemos essa exposição como uma prestação de serviços à sociedade. Agradecemos a confiança na parceria”.


Assessoria de Comunicação

 

Fale Conosco