Em reunião, supervisão dos CAOs apresenta nova ferramenta para membros e servidores
Ocorreu nesta segunda-feira (5), uma reunião virtual organizada pela Supervisão Administrativa dos Centros de Apoio Operacional do Ministério Público do Estado, em parceria com o Departamento de Informática para apresentar o novo Portal de Apoio Técnico Operacional do MPPA. O intuito da reunião foi demonstrar como utilizar a ferramenta e tirar dúvidas sobre o seu funcionamento. A finalidade do Portal é dar agilidade ao trabalho de pesquisa de dados técnicos e informações, dos membros e servidores do Ministério Público. O portal reúne em um só endereço diversas fontes de busca utilizadas para coletar dados que possam contribuir para o andamento de processos e ações judiciais.
A reunião on-line foi mediada pelo coordenador do CAO Criminal e supervisor administrativo de CAOs, José Maria Lima Júnior e ao todo contou com a presença no aplicativo virtual de mais de 60 participantes, entre membros e servidores do MPPA. Na oportunidade, os presentes puderam esclarecer suas dúvidas e sugerir ajustes para a plataforma.

O Portal de Apoio Técnico Operacional pode ser acessado pelo site do MPPA na área restrita de consultas e contém um manual básico e glossário das fontes disponíveis, ao todo são 68 fontes como receita federal, tribunal de justiça, portal da transparência, entre as fontes abertas ao público geral e restritas apenas aos membros da instituição, tendo em vista a Lei de Proteção de Dados Pessoais (nº 13.709/2018) que protege informações privadas de todos os cidadãos.
Além disso, entre as fontes de pesquisa fechadas há possibilidade de acesso a sistemas de outras instituições como o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, possível por meio de vários termos de cooperação firmados nos últimos anos. Os convidados que puderam participar do evento ressaltaram a importância de instrumentos como este novo portal para a agilidade e eficiência de seus trabalhos.
Texto: Juliana Amaral
Edição: Edyr Falcão