MPPA e Secretaria de Saúde debatem principais problemas no sistema de atendimento

A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Constitucionais de Ananindeua realizou na última sexta (15) uma reunião presencial com a equipe da Secretaria de Saúde Municipal (Sesau) para discutir com os novos gestores sobre os problemas mais urgentes no sistema de saúde do município. Participaram do encontro a promotora de Justiça Fábia Mussi de Oliveira Lima, a secretária de Saúde Dayane da Silva Lima, a coordenadora de regulação da Sesau Ingrid Reis dos Santos e o procurador jurídico da Sesau Adélio dos Santos Júnior.
Na reunião foram abordados o atendimento precário aos pacientes que sofreram acidente vascular cerebral (AVC), problemas estruturais nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a falta de serviços de hemodiálise nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) da rede hospitalar municipal de saúde e a vacinação contra covid-19 no município.
Segundo a promotora, o objetivo principal era “dar conhecimento à Secretária sobre as pendências da antiga gestão e informar à atual administração sobre as demandas prioritárias da Promotoria de Justiça”, disse Fábia Mussi.
A Promotora explica que o município não possui retaguarda hospitalar para atendimento aos pacientes que sofreram AVC hemorrágico e, por isso, eles precisam ser transferidos para hospitais da rede estadual ou de outras cidades, o que atrasa o atendimento e causa a morte de muitos deles.
Durante o evento, a promotora entregou à secretária relatórios sobre a estrutura das quatro UPAs da cidade, localizadas nos bairros Cidade Nova, Icuí, Marighela e Distrito Industrial. Os documentos foram produzidos pelo Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar (Gati) do MPPA, após visitas às unidade de urgência e emergência. O MPPA também requisitou à nova gestão que responda aos diversos ofícios pendentes sobre procedimentos em andamento.
Os participantes debateram ainda sobre a campanha de vacinação contra covid-19, que começou nesta terça, dia 19. A Promotoria acompanhou o primeiro momento de vacinação, que ocorreu hoje na casa de "Acolhimento Anani", no bairro Águas Lindas. No local, foram vacinados idosos e profissionais de saúde.
Texto: Sarah Barbosa
Edição: Edyr Falcão
Foto: Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Constitucionais de Ananindeua