Em evento com militares, promotora debate feminicídio

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) participou do II Encontro das Mulheres Policiais Militares, realizado pela Polícia Militar do Estado do Pará, no último dia 8 de março, em Belém. O evento, motivado pelo 'Dia Internacional da Mulher', ocorreu no auditório da Faculdade Ideal (Faci). A promotora de Justiça Leane Barros Fiuza, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do MPPA representou a instituição.
Diante de uma plateia de cerca de 300 mulheres, Leane Fiuza participou de uma roda de conversa sobre o feminicídio, juntamente com a advogada Luanna Tomaz, membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção Pará, e da delegada de Polícia Civil do Estado, Monike Brasil.

“Discutimos sobre os fatores históricos, sociais e culturais, arraigados ao patriarcado, que produzem o quadro trágico do Brasil como o quinto país do mundo em índices de mortes violentas contra mulheres”, comentou a Leane Fiúza. “A mera tipificação do feminicídio no código penal não irá reverter esse panorama sem o investimento em políticas públicas adequadas, sobretudo na educação, que precisa abordar a questão da igualdade de gênero e defesa dos direitos da população feminina e de outras minorias sociais vulneráveis”, completou a promotora de Justiça.
O comandante geral da PM, coronel José Dilson Melo de Souza Júnior, também participou da abertura da programação. Ele fez um discurso ressaltando a importância da policial feminina na instituição militar.

Texto: Assessoria de Comunicação Social, com informações da Polícia Militar