ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Dia Mundial da Alimentação encerra com programação na praça

Pelo menos 200 crianças de escolas públicas da capital participaram da programação na praça Batista Campos
Belém 23/10/19 13:00

Cerca de 200 crianças de cinco escolas públicas da capital participaram do evento que encerrou a programação em alusão ao Dia Mundial da Alimentação Saudável. A programação ocorreu nesta 4ª feira (23) na praça Batista Campos, em Belém, de 8h30 às 12h.

Veja a galeria de fotos do evento

Um circuito dinâmico foi montado na praça para ensinar às crianças o valor de uma alimentação saudável. Elas experimentaram de tudo, sucos, frutas e até aprenderam a plantar seu próprio alimento. Também aprenderam sobre os riscos de uma alimentação desregrada.

Crianças apredendo de forma lúdica o valor da alimentação saudável
Foto: Mônica Maia

A escola João Renato Franco levou 36 alunos para participarem da programação, a professora Josielma Dias aprovou a iniciativa. “Hoje a gente sabe o que mais tem é alimentação não saudável. Isso reflete diretamente no lanche das crianças, elas levam para a escola refrigerante, fritura, biscoitos industrializados. Hoje eles estão aprendendo que existem alternativas mais saudáveis e gostosas e isso é um grande aprendizado”, comemorou a professora.

Além da escola João Renato Franco também levaram seus alunos para a programação na praça as escolas Antônio Carvalho Brasil, Stélio Maroja, Nestor Nonato e Norma Morhy. Universitários de diversas instituições de ensino, atuaram como monitores auxiliando na recepção e no cuidado com as crianças durante o evento. Ao redor da praça, foram montadas barracas onde os grupos alternavam para receber as orientações dos monitores em forma de brincadeira.

A programação pelo Dia Mundial da Alimentação é uma iniciativa do promotor de justiça Marco Aurélio Lima do Nascimento, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Constitucionais e Interesses Difusos e Coletivos (CAO Constitucional).

Ele explica que o MP tem sido vigilante no que se refere à qualidade da alimentação do paraense, o tema tem sido tema de inúmeros procedimentos no MP. “Temos priorizado isso através de procedimentos, inquérito civil, os colegas têm entrado com Ação Civil Pública para garantir um alimento seguro e saudável não somente para a crianças mas para a população em geral”, explica o promotor.

promotor Marco Aurélio trabalhando a conscientização de crianças sobre a boa alimentação
Foto: Mônica Maia

O evento teve a parceria de diversas instituições, entre elas a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) representada pela gerente de educação sanitária da Adepara, Lucilene Nascimento. “A Adepará trabalha a fiscalização dos alimentos, porém, consideramos a conscientização uma etapa importante do nosso trabalho por isso nos empenhamos na realização desse evento”, complementa.

O Procon também estava presente no evento. O diretor Nadilson Neves destacou que também é papel do órgão trabalhar a conscientização das crianças. “Hoje temos uma gama de alimentos ultraprocessados e querermos mostrar para essas crianças quais alimentos são esses e como elas podem identificá-los e substituí-los por alimentos mais saudáveis e também mostrar que muitos deles estão mascarados por publicidade enganosa”, disse.

O evento também contou com a parceria da SEJUDH, Sesma, Semec, Copsan, FMAE/PMB, Anepa, CPOR, Emater, Seduc, CBM, Faepa, Exército da 8ª Região Militar, Cporg-Pa, CRMV, CRN/7, Esamaz, Fibra e Uninassau.

Trabalhos escolares sobre alimentação foram expostos na praça
Foto: Mônica Maia

Programação

A programação MPPA pelo Dia Mundial da Alimentação iniciou no dia 16 de outubro com o seminário “Dia mundial da alimentação”. Na manhã do dia 17, o auditório do CEAF recebeu uma feira repleta de produtos orgânicos produzidos diretamente da agricultura familiar.

A terceira etapa do evento, ocorrida entre 18 e 22 de outubro, levou palestras educativas aos alunos de cinco escolas públicas de Belém. Cerca de 300 crianças e alunos do ensino médio receberam orientações ministradas por promotores de justiça e servidores do MPPA. As crianças também participaram de um concurso de redação, envolvendo o tema alimentação saudável.

promotor Marco Aurélio palestrou nas escolas sobre o papel do MP na garantia do direito a uma alimentação de qualidade
promotor Marco Aurélio palestrou nas escolas sobre o papel do MP na garantia do direito a uma alimentação de qualidade
Foto: CAO Constitucional

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado no dia 16 de outubro, a data foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e é comemorada em mais de 150 países desde 1981. A cada ano um tema diferente é escolhido e a partir dele, diversos órgãos e instituições realizam atividades voltadas ao tema.

Texto: Mônica Maia

 

Fale Conosco