Departamento médico e odontológico do MPPA promove capacitação a servidores para manipulação de instrumentos médicos

O Departamento Médico e Odontológico (DMO) do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), realizou nos dias 20,21 e 24 deste mês o treinamento de Central de Material e Esterilização (CME), que consiste em uma unidade que realiza o preparo, lavagem, embalagem e esterilização dos materiais utilizados para procedimentos médicos, odontológicos e de enfermagem para que não haja complicações e possíveis infecções para os pacientes.
O curso começou na última quinta-feira (20), de forma presencial e foi divido em três etapas, sendo elas práticas e teóricas, no auditório do Centro de Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e nas dependências do DMO. Ao todo, 10 servidores do DMO participaram deste treinamento, 2 enfermeiros e 8 técnicos de enfermagem. De acordo com Lucas Martins, Analista Ministerial e enfermeiro do DMO “ É a primeira vez que realizamos um curso específico para os servidores da enfermagem e envolvendo todos os integrantes da equipe."
Martins destaca a importância destas medidas no setor, que realiza o cuidado da saúde dos servidores, membros, estagiários e seus dependentes “Esse curso faz parte de uma série de medidas que estamos implementando para a melhoria dos processos de esterilização, que envolvem, inicialmente na compra de novas autoclaves mais modernas, com maior capacidade, e estamos realizando agora o curso de treinamento com a capacitação dos servidores que atuam nesse setor e posteriormente iremos realizar uma série de medidas de revisão dos protocolos, dos fluxos, aquisição de novos materiais para entregar um serviço de excelência para os integrantes do Ministério Público do Estado do Pará”.
A capacitação foi ministrada por Christiane Tereza Aleixo dos Santos, Enfermeira especialista em centro cirúrgico e CME e Maria José do Nascimento Silva, Enfermeira especialista em administração de enfermagem em serviços de saúde e CME, representantes da Nurses Empreendedoras, especializada em cursos dedicados a enfermagem. Christiane demostrou satisfação em ministrar o treinamento ao DMO “ Estamos muito felizes em está realizando esta capacitação no MP, pois é uma iniciativa inovadora, a central de material esterilização é um setor de suma importância para promover a segurança do paciente, normatizando os processos de esterilização e evitando assim o risco de infecção por assistência de saúde. O curso começou com a parte da teoria relacionando a parte da gestão, sendo também abordado o assunto de biossegurança, e fluxos unidirecionais e os seus processos administrativos, gerenciais e assistenciais de uma CME. Foi bastante enriquecedor porque compartilhamos, trocamos experiências e podemos contribuir de forma positiva para o Ministério Público e DMO.”, concluiu.
Texto e Imagens: Patrick Dias Ascom/MPPA