Comissão de combate ao escalpelamento debate sobre conscientização

Descrição da imagem: Na foto é possível observar os membros da comissão posando para a foto, todos estão de pé, lado a lado, em frente à um painel com o logotipo do Ministério Público do Pará
Na manhã desta quinta-feira (26), membros da Comissão Estadual de Enfrentamento dos Acidentes com Escalpelamento (CEEAE) reuniram-se no Auditório da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado (MPPA) para explanar e debater acerca dos acidentes de escalpelamento causados por motores nas embarcações.
A Promotora de Justiça Ângela Balieiro, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Cidadania do MPPA, presidiu a reunião, que contou ainda com os promotores de Justiça Nadilson Portilho, Ligia Valente, Fábia Fournier, Patrícia Medrado e Carlos Eugênio dos Santos.
Descrição da imagem: A imagem é uma foto ampla da sala onde acontece a reunião, é possível observar os participantes sentados, as cadeiras estão dispostas em formato de círculo, ao fundo há paredes brancas, uma grande janela por onde entra muita luz e uma porta de madeira
Ângela Balieiro falou sobre o projeto de lei protocolado junto à Assembleia Legislativa do Pará com apoio da Deputada Dra Heloisa Guimarães. O projeto foi elaborado após tratativas com o CAO Cidadania, ante a situação de se necessitar cada vez mais buscar conscientizar a sociedade e dar visibilidade a um cenário de exclusão e violência que as vítimas desses acidentes sofrem.
O projeto de lei visa conscientizar a sociedade sobre o assunto, dispor a obrigatoriedade do uso da proteção nos motores das embarcações para proteger os passageiros do risco de acidentes.
Esteve presente e compartilhando sua experiência, o médico Victor Aita, que atua no Hospital Santa Casa de Misericórdia do Pará na área tratamento e reconstrução dos danos físicos causados pelos acidentes. Após a explanação sobre a evolução do tratamento com o médico, foi possível levantar debates acerca da necessidade de aproximação da rede de apoio voltada para atendimentos dessas vítimas. Também foi discutida uma programação de conscientização que busque não só prevenir os episódios de acidente, como também repreender.

Descrição da imagem: A imagem mostra membros da Comissão, mulheres vítimas de acidentes e médico da área posando para a foto, todos estão de pé, lado a lado, em frente à um painel com o logotipo do Ministério Público do Pará e algumas cadeiras ao fundo
A reunião contou com a presença e colaboração de três mulheres vítimas de acidente que se encontram em tratamento em Belém no Espaço Acolher, Raíza de Oliveira, Ana Alice Maia e Kátia Valéria da Silva. Estiveram também presentes representantes das instituições parceiras: Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros, Universidade Federal do Pará, Secretaria de Saúde do Estado do Pará, Secretaria de Estado de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Estado de Assistência Social, Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Hospital Santa Casa de Misericórdia, Fundacentro e Conselho Regional de Psicologia.
Texto: CAO Cidadania, com edição da Ascom