Cinco promotores de Justiça são empossados na Terceira Entrância
Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 10 de março, no Salão Nobre da Procuradoria-Geral de Justiça, em Belém, foram empossados para cargos da 3ª Entrância os promotores de Justiça Aline Tavares Moreira, Danyllo Maués Pompeu Colares, Laércio Guilhermino de Abreu, Ney Tapajós Ferreira Franco e Quintino Farias da Costa Júnior.
O ato foi presidido pelo atual procurador-geral de Justiça, César Mattar Jr., e contou com a presença do promotor de Justiça Alexandre Tourinho, que assumirá o cargo de procurador-geral para o biênio 2025–2027 na segunda-feira, 14; do corregedor-geral do MPPA, Eduardo Barleta; do subprocurador-geral de Gestão e Planejamento, Raimundo Mendonça; da subprocuradora-geral jurídico-institucional, Leila Marques; da presidente da Associação do Ministério Público (AMPEP), promotora de Justiça Ana Maria Magalhães; do ouvidor-geral, Geraldo Rocha, coordendores de Centros de Apoio Operacional, procuradores e promotores de Justiça, familiares, amigos e colegas dos promotores empossados.
A promoção dos promotores à 3ª entrância foi definida em sessão do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), sendo realizada com base nos critérios de merecimento e antiguidade, conforme estabelecido no artigo 184, inciso II, da Constituição do Estado do Pará, datada de 5 de outubro de 1989, e no artigo 90 da Lei Complementar nº 57, de 6 de julho de 2006.
A presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Pará (Ampep), Ana Maria Magalhães, se emocionou ao parabenizar os colegas promovidos à 3ª Entrância: "parabenizo os associados, em nome da Ampep, que estão agora na Terceira Entrância, e desejo o melhor. Que o sucesso que sempre tiveram nas carreiras, ao longo desses anos todos, seja permanente", afirmou.
O promotor de Justiça Alexandre Tourinho, procurador-geral de Justiça nomeado para o biênio 2025–2027, também parabenizou os empossados e compartilhou uma reflexão, citando Nelson Mandela:
"A coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele. Todos vocês, assim como outros colegas promotores de justiça, triunfaram sobre o medo. O medo existe, mas o medo foi vencido", disse. Tourinho ainda destacou que a chegada à 3ª Entrância não significa o fim da jornada: "na verdade, a batalha continua com um pouco mais de estrutura", ressaltou.
O promotor de Justiça Quintino Farias falou em nome dos empossados, além de parabenizar a todos, fez um breve histórico de sua carreira de qiuase 30 anos de Ministério Público e, emocionado, prestou uma homenagem ao colega promotor de Justiça Fabrício Ramos Couto.
"Ele foi o cara que chegou para mim e disse: 'olha, nós estamos fazendo uma chapa e eu queria você na diretoria para fazer isso'. Aquilo me marcou muito, como também me marcou a forma como ele deixou a instituição. É uma pessoa que eu guardo no meu coração, de boas lembranças, de uma memória que eu sempre vou levar. Por esse olhar que ele teve, um olhar singular, um olhar ímpar", declarou.
A cerimônia também marcou o último ato oficial do promotor de Justiça César Mattar Jr. como procurador-geral de Justiça. Visivelmente emocionado, ele compartilhou o sentimento de encerramento de uma jornada: “Eu estou sentindo a mesma emoção que senti quando ingressei no Ministério Público. A sensação que temos quando chegamos à Terceira Entrância é igual de quando ingressamos na instituição, é um sentimento muito forte”.
Ele concluiu sua fala com palavras de boas-vindas aos novos integrantes da 3ª Entrância e votos de sucesso para seu sucessor. “O tempo é de renovação, dou boas-vindas a vocês e eu quero também antecipar os meus votos sinceros de sucesso ao Alexandre Tourinho. É um ciclo que se fecha em minha vida, mais uma página da história da vida que nós mesmos escrevemos”.
“Eu já desejo o mais profundo sucesso. Eu não tenho dúvidas de que o Tourinho fará uma gestão absolutamente marcante”, concluiu.
Texto: Patrick Dias. Ascom/MPPA
Fotos: Alexandre Pacheco