CEAF abre inscrições para 6 eventos entre cursos, palestras, oficinas e treinamentos
Estão abertas as inscrições para o curso de Formação: gênero, sexualidade e justiça criminal, de Sistema de Gestão Integrada, as oficinas de Comunicação Não-Violenta e Sistemas de Gestão Integrada, o treinamento de Uso da Base de Dados da Jucepa e a palestra Setembro Amarelo – Valorização da Vida
Confira
O Curso de Formação: Gênero, sexualidade e justiça criminal em parceria com o Instituto SOMOS, que que tem como finalidade promover direitos humanos de pessoas LGBTI+ em privação de liberdade, tem como objetivo oferecer subsídios teórico-metodológicos e técnico-operativos para servidores da justiça. A proposta de Formação se inscreve no bojo da mais recente Resolução 348 do Conselho Nacional de Justiça que estabelece diretrizes de tratamento penal para pessoas LGBTI+, exigindo conhecimento em matéria de gênero e sexualidade dos operadores da justiça criminal. As inscrições para este curso encerram-se dia 27 de setembro e o periodo do curso será 28 e 29.
O projeto Comunicação Não-violenta está em sua terceira turma, agora ofertando 15 vagas para assessores e analistas. A oficina acontecerá no período de 21 a 23 de setembro, com o objetivo de proporcionar aos participantes reflexões acerca da necessidade da criação e sustentação de relacionamentos interpessoais saudáveis dentro do ambiente cotidiano, quer seja familiar, de amizades e ou institucional, sussitando nos participantes a necessidade de ações compassivas e solidárias, por meio da empatia, além de fomentar o interesse pelo tema a fim de facilitar o processo de inclusão dos métodos autocompositivos
Com o objetivo de apoiar metodologicamente o processo de gestão estratégica, elaborando um plano de ação com o cronograma de atividades para todas as unidades ministeriais das áreas meio e finalística, o CEAF lança a Oficina de Sistema de Gestão Integrada, que será ministrada pelo Técnico do MPPA/COGEP Gabriel Peixoto, Economista especialista em gestão de projetos na área pública. As inscrições vão até 10 de setembro.
Por meio do Termo de Cooperação técnica frimado entre a Junta Comercial do Estado do Pará e o Ministério Público, o CEAF promoverá o treinamento para acesso de conveniados ao Banco de Dados da JUCEPA, o objetivo é subsidiar os trabalhos de fiscalização, exame e análise documental dos técnicos. As inscrições serão no site da própria jucepa https://jucepaintegrador.com.br/erm e o treinamento acontecerpa em 20 de setembro.
O principal objetivo da Palestra Setembro Amarelo – Pela valorização da Vida, é trazer visibilidade para o tema e conscientizar a população para a prevenção de suicídios buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo, pois considera-se que o diálogo e as discussões sobre o tema é a melhor froma de previnir. Nesse sentido e, considerando o que o Brasil, segundo a Cartilha Informando para Previnir, é o oitavo país em número absoluto de suicídios o CEAF abraça essa causa e oferta no dia, 20 de setembro a Palestra Setembro Amarelo – Pela Valorização da Vida como a primeira de uma série de palestras que virão para discutir a saúde mental.
E já iniciando o mês de outubro, dia 8, o CEAF, em consonância com o Núcleo Étnico-Racial no âmbito do Ministério Público do Estado do Pará, em geral, e na Promotoria de Justiça de Santarém, em particular, oferecerá a palestra Ministério Público: Compromisso com a dignidade da população negra e indígena e acesso à justiça. A convidada é a professora Iêda Leal de Souza, Secretária do Combate ao Racismo - CTNE. A palestra tem como objetivo Capacitar membros, servidores e estagiários da Promotoria de Justiça de Santarém, na temática sobre questões étnicos-raciais, conforme a Recomendação nº40/2016, de 9 de agosto de 2016, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), além de introduzir e aprofundar questões relativas a demanda de atendimento aos povos tradicionais existentes na região.
Texto: Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional