CAOIJ reúne com representantes da SEDUC para tratar do Programa Estágio Cidadão

A coordenadora do Centro de Apoio da Infância e da Juventude (CAOIJ), promotora de Justiça Mônica Freire, participou nesta terça-feira, 2 de abril, de reunião com as representantes da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para tratar do Programa Estágio Cidadão, fruto do Termo de Cooperação n.º 06/2023 e regulamentado pela Resolução n.º 016/2013-CPJ. O programa oferece bolsa de estágio para estudantes do ensino médio no âmbito do MPPA.
Além da titular da Seduc, Giovana Costa, participaram os diretores das Diretorias Regionais de Ensino (DREs). Na ocasião, a coordenadora do CAOIJ fez uma breve apresentação do Programa Estágio Cidadão no âmbito do MPPA, acerca das atividades desenvolvidas, número de estudantes, municípios e escolas públicas alcançadas com o programa.
A reunião buscou traçar estratégias para intensificar os objetivos do programa, inclusive, no que concerne a participação dos alunos no conselho escolar e resolução dos problemas listados nas verificações realizadas, como etapa obrigatória para conclusão do estágio.
A partir da reunião, os 37 diretores das DREs presentes se comprometeram em reforçar a importância do programa nas escolas, bem como, articular com os gestores das unidades a fim de que facilitem a participação dos alunos.
Por fim, a Seduc deverá desenvolver, internamente, mecanismos para informar quais as contraprestações estão sendo realizadas para solucionar os problemas identificados nas escolas, bem como, articular com a comissão de heteroidentificação do MPPA a participação em cursos de letramento racial.
Texto: CAO IJ