CAO de Infância e Juventude participa do lançamento de campanha contra abuso infantil

Descrição da imagem: Uma grande sala de reuniões onde várias pessoas sentam em uma mesa no formato de U, na parede da frente há uma arte gráfica sendo exibida, mostrando como serão os cartazes divulgados. Feita majoritariamente em tons de branco e azul, há o desenho de uma menina mostando a palma da mão onde há um símbolo, no topo a mensagem "reconheça um pedido de socorro"
Na manhã desta sexta-feira, 3 de setembro, a Promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, Mônica Freire, participou do lançamento da campanha alusiva ao enfrentamento da violência sexual contra a criança e adolesceste, nomeada: “#SalveUmaCriança #PreserveUmaInfância #Denuncie”, parceria com a Secretaria de Segurança Pública (Segup) e o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA).
Descrição da imagem: Vários participantes da reunião, incluindo a promotora Mônica Freire, estão lado a lado em frente a um painel da SEGUP, todos segurando o cartaz da campanha e utilizando máscaras
“Trata-se de um projeto importante para prevenção e combate à violência sexual, pois massifica na sociedade, o dever de ajudar e colaborar para salvaguardar os direitos infantojuvenis, sempre que uma criança mostrar a marca na palma da mão em pedido de socorro. Este mecanismo ajudará a combater a subnotificação, uma vez que ao vivenciar violência, a criança poderá acionar diversas pessoas para além de seu círculo familiar, que muitas vezes, é conivente ou omisso com a violência”, afirma a promotora.
A campanha, que acontecerá por tempo indeterminado, será divulgada através da distribuição e fixação de cartazes informativos em unidades dos órgãos de segurança pública, estabelecimentos e locais públicos. Esses cartazes orientam crianças e adolescentes, vítimas de violência sexual, a fazer denúncias, de forma discreta, para agentes dos órgãos competentes devidamente treinados ou algum adulto.
Durante a campanha, a Segup coordenará a capacitação de sensibilização sobre o atendimento às ocorrências de grupos vulneráveis. A primeira será voltada para os atendentes dos canais de denúncia do Centro Integrado de Operações (CIOP) e Disque-Denúncia. A segunda terá como foco os profissionais de segurança pública que atuam nos territórios do programa Territórios pela Paz (TerPaz).
O Ministério Público do Estado do Pará é apoiador dessa iniciativa, que é recurso no enfrentamento à violência sexual contra a criança e o adolescente.
Texto: Assessoria de Comunicação, com informações da Segup e do CAO de Infância e Juventude.
Fotos: Ascom Segup