ATENDIMENTO AO CIDADÃO

CAO Ambiental promove 2ª reunião sobre microchipagem de veículos de tração animal

Representantes de diversas instituições estiveram presentes para organizar ações de atendimento aos animais
Belém 20/09/21 09:50

Descrição da imagem: na foto aparecem várias pessoas reunidas em volta de mesas dispostas no formato retangular. 

O CAO Ambiental promoveu na sexta-feira, 17 de setembro, a segunda reunião sobre microchipagem de veículos de tração animal em Belém. Foram discutidas no encontro, as ações programadas para as próximas semanas, a primeira delas deve acontecer no dia 25 de setembro. Os animais serão vermifugados e tomarão vitaminas. A UFRA fará atendimento e prestação de medicamentos.

Os microchips implantados nos animais vão poder identificar o tutor do animal para fins de responsabilização. Além disso, serão distribuídos folders sobre os cuidados com cavalos. Essas ações deverão ocorrer por distritos, ao longo de um ano, com espaços fixos e a criação de postos volantes.

A veterinária Maria do Carmo, integrante do GATI sugeriu uma capacitação para os agentes da Semob e elaboração de um protocolo para análise dos animais com formulário para fácil aplicação nas ações cotidianas. Ela também apresentou brevemente os projetos em desenvolvimento no GT animal.

A promotora de Justiça Albely Lobato, coordenadora do CAO Ambiental e a promotora auxiliar do CAO, Maria José Vieira de Carvalho Cunha conduziram o encontrou que contou com a participação de representantes da Guarda Municipal de Belém, Batalhão de Polícia Ambiental da PMPA, Semob, Corpo de Bombeiros, Centro de Zoonoses, e de outros setores do MPPA, como o GT de Bem-estar e Defesa Animal.

A Semob se comprometeu a participar e manifestou a intenção do município em regulamentar esse transporte por tração animal e fazer um levantamento e cadastramento dos carroceiros e equipamentos, atrelando ou não aos animais. E também assumiu o compromisso de fazer um relatório com todas as operações que foram realizadas e quais as ações posteriores a fazer, ressaltando que não tem especialistas veterinários para verificação dos animais.

O Promotor de Justiça Nilton Gurjão das Chagas, integrante do GT de Defesa Animal, se comprometeu a dar apoio na operação. A promotora de Justiça Maria José Cunha, também integrante do GT, informou a necessidade de marcar uma reunião prévia da operação um pouco antes do início, no dia 25.

A ação do dia 25 de setembro, será na agência distrital de Outeiro, em frente à FUNBOSQUE, das 8h às 15h. 

Texto: Juliana Amaral, Ascom 

 

Fale Conosco