CAO Ambiental debate ações de combate aos crimes ambientais

Descrição da imagem: na foto um print da tela do cumputador no qual aparecem os rostos de 14 participantes da reunião do Copema
Na última sexta-feira, 13 de agosto, o Centro de Apoio Operacional Ambiental participou da II Reunião Extraordinária da Comissão Permanente do Meio Ambiente Habitação, Urbanismo e Patrimônio Cultural (Copema), representado pelas promotoras de Justiça Albely Miranda Lobato e Maria José Vieira de Carvalho Cunha, coordenadora e coordenadora auxiliar do CAO Ambiental, respectivamente.
A Copema integra o Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH) do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG) que busca ampliar a discussão e apresentar propostas para efetivação da atuação na defesa ambiental.
O evento foi presidido pela procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MPAP) e presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e da União (CNPG), Ivana Cei, e a promotora de Justiça Fábia Regina, titular da Promotoria do Meio Ambiente de Santana e coordenadora do Centro de Apoio Operacional Ambiental (CAO/MPAP) e contou com a participação de representantes dos Ministérios Públicos de todo o território nacional.

Descrição da imagem: na foto um print da apresentação do Lasa, na qual aparecem quatro mapas à esquerda e à direita informações técnicas sobre o projeto
Na primeira etapa da reunião foram discutidas a nova visão da CNPG no combate aos crimes ambientais, envolvendo o Grupo Nacional de Combate ao Crime Organizado (GNCOC). Na segunda parte, houve apresentação do Projeto Alarmes - Alerta Rápido de Áreas Queimadas, pelo pesquisador colaborador do Laboratório de Aplicação de Satélites Ambientais (Lasa) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Allan Arantes Pereira, (https://lasa.ufrj.br/). Em seguida, Representante MaPBiomas Ane Alencar, Diretora de Ciência do IPAM, apresentando a Plataforma MapBiomas Alerta.
Ao final, o Promotor de justiça do núcleo ambiental do MPMS Luciano Furtado Loubet faz exposição sobre as atuações ambientais no Estado.
Sobre a Copema
A Copema tem como meta principal fomentar, elaborar e implementar os Planos Municipais e Estaduais de Mobilidade Urbana, de forma que a participação da sociedade civil seja assegurada. Também é objetivo fundamental da Comissão fomentar a criação e a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no âmbito dos Estados, Distrito Federal e Municípios, garantindo, dessa forma, a preservação do Meio Ambiente e o desenvolvimento sustentável das cidades do país.
Para mais informações acesse aqui.
Texto: CAO Ambiental
Edição: Ascom