Atuação agrária do MPPA é apresentada a procuradores de Justiça

Durante a sessão ordinária do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) realizada nesta quinta-feira (3) em Belém, no edifício-sede do Ministério Público do Estado do Pará, os procuradores ouviram uma breve exposição sobre a atuação da instituição nas esferas agrária e fundiária. A apresentação foi feita pelos promotores de Justiça Alexandre Tourinho, coordenador do Centro de Apoio Operacional Cível, e Ione Missae, coordenadora do Núcleo de Questões Agrárias e Fundiárias (NAF).
Por cerca de quase uma hora, os promotores detalharam as iniciativas do MPPA para defender a paz no campo e dar tratamento adequado aos conflitos pela posse e uso da terra no estado. Alexandre Tourinho e Ione Miasse fizeram um panorama geral sobre os desafios dos promotores agrários, explicaram sobre a atuação destes membos e do NAF e anteciparam o planejamento de atuação das câmaras de tratamento de conflitos agrários.
Alexandre Tourinho e Ione Missae aproveitaram a sessão para entregar aos membros do CPJ publicações referentes à atuação agrária da instituição, entre eles o Guia Prático de Atuação do Ministério Público em Questões Agrárias e Fundiárias, que recebeu vários elogios dos procuradores.
A apresentação ao CPJ atendeu a uma as ações previstas no plano de comunicação interna do Grupo de Trabalho Agrário (GT Agrário) para elevar o conhecimento de procuradores, promotores e da sociedade sobre atuação do MPPA nas esferas agrárias e fundiárias. Outras iniciativas serão adotadas nos próximos meses para reforçar a intenção de nivelar informações sobre os trabalhos desenvolvidos nesta esfera.
Texto: Assessoria de Comunicação Social