ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Assessores técnicos participam de capacitação em geoprocessamento

O curso teve o objetivo do tornar o MPPA mais autônomo na elaboração de relatórios com informações geográficas dos imóveis rurais, áreas de assentamentos, unidades de conservação, entre outros.
Belém 29/10/19 14:20

Assessores técnicos do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) participaram, entre os dias 21 e 24 de outubro, do treinamento em “Geoprocessamento aplicado à gestão territorial”, realizado na sede do Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam) da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), com o objetivo do tornar o MPPA mais autônomo na elaboração de relatórios com informações geográficas dos imóveis rurais, áreas de assentamentos, unidades de conservação, entre outros, a partir do acesso dos técnicos aos sistemas eletrônicos ambientais da Semas.

O curso teve carga horaria de 24 horas e foi oferecido no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica n° 008/2018 – Semas/PA, entre Semas e o MPPA, com a intenção de conjugar de esforços para viabilizar ações de gestão e governança territorial no Estado do Pará, envolvendo monitoramento ambiental e socioeconômico, planejamento operacional e apoio técnico à fiscalização ambiental, permitindo o compartilhamento de dados, conhecimentos, informações e experiências, bem como o uso de produtos e tecnologias automatizadas geradas pelo Centro Integrado de Monitoramento Ambiental.

A Semas disponibilizou duas instrutoras. A engenheira florestal Gabriele Monteiro apresentou conceitos e práticas em Geoprocessamento, manuseio de plataformas de dados geográficos: Terrabrasilis/INPE (Prodes e Deter), Programa Queimadas/INPE (Focos de calor), Imagens Planet e RapidEye (SCCON); criação de Banco de Dados Geográficos; manuseio de dados geográficos: softwares: Google Earth e QGIS; produção de Mapas Temáticos; e em cruzamento de dados geográficos. Já a engenheira sanitarista ambiental Beatrice Pinho apresentou conceitos básico de georeferenciamento com o uso de GPS, do aplicativo Avenza Map, para navegação em tempo real.

Foram capacitados três assessores técnicos da capital e três do interior (pólos Marabá, Santarém e Altamira). Kátia de Oliveira Carvalheiro, Patrícia Guedes do Vale e Thiago Rodrigues de Matos de pólo Belém; Jerffson Lemos Tortola do pólo Marabá; Ramon da Silva Santos do Pólo Santarém e Rosana Ribeiro Luiz do pólo Altamira. "Este curso foi de grande utilidade e importância para as atividades técnicas dos assessores do MPPA, pois nos entregou rico banco de dados com informações-chave para a identificação de usos da terra, incluindo análises multitemporais, em aplicativo gratuito QGis, com detalhada apostila tutorial. Ficamos muito satisfeitos" concluiu a engenheira florestal Kátia Carvalheiro, assessora técnica do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma).

 

Texto e fotos: Caoma

 

Fale Conosco