ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Após recomendação do MP, Prefeitura vacina idosos de abrigo

Vacinação começou há duas semanas e idosos do abrigo Missão Belém ainda não haviam recebido o imunizante
Santa Izabel do Pará 02/02/21 16:25
SMS iniciou vacinação de idosos hoje (2). Ao todo, 71 pessoas foram vacinadas, entre idosos e cuidadores.
SMS iniciou vacinação de idosos hoje (2). Ao todo, 71 pessoas foram vacinadas, entre idosos e cuidadores.
Foto: Promotoria de Justiça de Santa Izabel do Pará

 

A pedido do Ministério Público do Estado do Pará, a Prefeitura de Santa Izabel do Pará iniciou nesta terça (2) a vacinação de idosos acolhidos em abrigo e seus cuidadores. A imunização começou após a Promotoria de Justiça Santa Izabel oficiar a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) solicitando a vacinação dos idosos e cuidadores do abrigo Missão Belém, o único do município.

A vacinação dos idosos foi feita durante a manhã, por uma equipe da SMS que se deslocou até o abrigo. Ao todo, foram vacinadas 71 pessoas, entre idosos e cuidadores. De acordo com o promotor de justiça Daniel Menezes Barros, o atraso na imunização dos idosos ocorreu, pois o Estado não enviou doses de vacina para os idosos em abrigos, já que não tinha conhecimento sobre o Missão Belém, única instituição com esse perfil no município. 

Desde 19 de janeiro, a prefeitura já havia começado a vacinar profissionais da saúde, entretanto ainda não havia previsão para os moradores do Missão Belém. O promotor conta que oficiou a SMS dia 27 devido a demora na vacinação dos idosos, e propôs a redistribuição das doses para que os idosos  e os profissionais da saúde que estão na linha de frente no atendimento aos casos de covid-19 sejam vacinados no primeiro momento, devido ao risco que eles correm. 

Atraso ocorreu pois Estado não encaminhou doses para os idosos.
Atraso ocorreu pois Estado não encaminhou doses para os idosos.
Foto: Promotoria de Justiça de Santa Izabel do Pará

“Após o recebimento dos dois primeiros lotes de vacina, o Município de Santa Izabel não havia incluído na primeira fase de seu plano de vacinação os idosos que se encontram atualmente acolhidos na comunidade Missão Belém. Diante dos fatos, o MP oficiou à Secretaria de Saúde recomendando que os idosos ali abrigados fossem colocados no grupo prioritário para recebimento da vacina”, explica o promotor de Justiça Daniel Menezes Barros.
 

Texto: Sarah Barbosa
Edição:
Edyr Falcão

 

 

 

Fale Conosco