ATENDIMENTO AO CIDADÃO

AGE propõe parceria ao MPPA para combater a corrupção

O assunto foi pauta de reunião entre o auditor-geral do Estado e o procurador-geral de Justiça ocorrida nesta quinta-feira (24)
Belém 24/01/19 13:06

Na manhã desta quinta-feira (24) o procurador-geral de Justiça, Gilberto Valente Martins, recebeu a visita do novo auditor-geral do Estado, Giussep Mendes. A reunião ocorreu no gabinete da procuradoria-geral, no edifício-sede do MPPA, em Belém.

Giussep Mendes traçou um panorama dos problemas que encontrou a frente da auditoria-geral do Estado em diversas áreas como obras públicas, convênios e contratos, por exemplo, e explicou como a AGE está se mobilizando para dar um direcionamento ao enfrentamento dessas questões.

Existem, por exemplo, 160 processos do MP parados na AGE. O problema foi constatado pelo novo auditor-geral que informou que já está dando andamento a análise desses processos a fim de que os mesmos sejam devolvidos ao MP o mais breve possível.

Segundo o auditor-geral a ideia é ter o MP como um parceiro da AGE. “Queremos ter o Ministério Público como um grande parceiro na fiscalização de contratos, obras e processos licitatórios para que a gente possa promover a transparência das ações do governo e, dessa forma, a sociedade paraense possa saber onde estão sendo aplicados os recursos públicos”, disse.

A reunião também foi o primeiro passo na tratativa de um termo de cooperação entre as duas instituições com foco em atividades que visem o combate à fraude e corrupção no poder executivo estadual. “A AGE pode contar com o Ministério Público para a ressonância dessa parceria. Sobretudo nessa área (combate à corrupção) que sempre foi o foco de nossa atuação e onde estamos inclusive trabalhando para melhorar cada vez mais nossa estrutura”, reforçou Gilberto Martins.

Também participaram da reunião o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral, Aldo Saife; o promotor de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa, Domingos Sávio Campos; o promotor e Coordenador do CAO de Defesa do Patrimônio Público, Alexandre Couto Neto; e o gerente e consultor jurídico da AGE, Marcelo Holanda.

Texto e fotos: Ascom MPPA

 

 

 

Fale Conosco