Ações sociais e atividades culturais são realizadas na V Semana da Criança
Na manhã de hoje (23), segundo dia da V Semana da Criança e do Adolescente, o Ministério Público do Estado em parceria com diversas órgãos promoveu na Praça da Bandeira, bairro campina, ações sociais, atividades lúdicas e culturais para um público superior a mil pessoas, dentre crianças, pais, mães, profissionais da educação e representantes de instituições públicas e privadas. Acesse aqui o álbum
A V Semana da Criança e do Adolescente, está sendo realizada desde ontem (22) e segue com a programação até sexta (25), com a temática ‘’ Direito fundamental a saúde de crianças e adolescentes’’. O evento é uma atividade da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Belém, sob a coordneação da promotora Ângela Balieiro.

Nesta quarta-feira, diferente da programação dos outros dias, o evento foi realizado a céu aberto na praça da Bandeira concentrando atividades e serviços prestados a população, em especial as crianças e adolescentes.
Dentre as atividades estiveram a premiações do concurso cultural infantojuvenil de desenho e redação; apresentações artísticas e culturais com alunos de escolas como a Escola Estadual Barão do Rio Branco, E.M. Rosenil Cordeiro da Silva e E.M. Comandante Klautau; apresentações de escolas de samba; orientação sobre reconhecimento de paternidade; emissão de certidão de nascimento e de cartão SUS, orientação nutricional, saúde bucal, vacinação com a Sesma; exposição da feira de produção dos socioeducandos da FASEPA. Confira toda as atividade e serviços realizados em parecia com órgãos e instituições públicas e privadas.

‘’As promotorias ao longo do ano trabalham com todos esses parceiros, seja orientando, recomendando, fazendo ajustes de condutas para que de fato a política pública da área da proteção à criança e ao adolescente seja efetivada e exequível. E com a Semana da Criança nos reforçamos esse ideal de que a política pública, para a sua efetivação, precisa ser realizada de forma integrada’’, ressaltou a promotora Angêla.
Em sua manifestação na abertura do evento, a procuradora-geral de justiça, em exercício, Cândida Nascimento, avaliou que a Semana da Criança já entrou para o calendário anual do Ministério Público do Estado e agradeceu a mobilização daqueles que trabalham nas promotorias das infância e juventude e de todos os parceiros da Semana.

‘’A organização do evento é durante o ano todo para trazer a comunidade, especialmente as crianças, essas ações de cidadania voltadas ao bem-estar. Este o ano o tema é o direito fundamental a saúde da crianças e adolescentes, e como o entendimento é de saúde em conceito amplo, essas atividades lúdicas e culturais realizadas hoje estão inseridas nesse contexto, porque brincar, interagir, se divertir também é necessário para o bem-estar e o desenvolvimento saudável das criança e adolescentes’’, pontuou a procuradora.
Atividades Culturais
A diretora da Escola ‘Professora Ernestina Rodrigues’, Ana Souares Farias, participou das atividades na praça da Bandeira acompanhada de coordenadores pedagógicos e seus alunos, que fizeram uma apresentação da dança do maçarico, comum no Amazonas. Ana Farias disse que desde da primeira edição da Semana da Criança a escola ‘Professora Ernestina’ faz parceria com as promotorias de justiça da infância e juventude.

‘’O Ministério Público tem levado para dentro da escola conhecimentos e informações que não temos no âmbito escolar, há muitas situações que chegam a nós, como conflitos familiares, e nós precisamos ter conhecimento para saber como agir. Então a Semana da Criança vem corroborar com as atividades que a escola já vem fazendo, esse tema (saúde como direito fundamental) é de extrema importância para o nosso projeto pedagógico da escola’’, avaliou a diretora da escola.
Um dos destaques das atividades foi a premiação do concurso cultural infantojuvenil de desenho e redação. O resultado foi apresentado pela promotora de justiça Leane Barros Fiuza, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude. O concurso de redação e desenho, com a temática da violência contra crianças e adolescentes, é realizado pelo MPPA na região do Marajó pelo segundo ano consecutivo nas escolas municipais e estaduais das cidades do arquipélago.

‘’Nós estamos atuando no sentido de convidar as próprias crianças e adolescentes do Marajó a discutirem esse tema para que efetivamente a gente consiga empoderá-las tanto no sentido de resistir as agressões que podem ser perpetradas contra si ou contra seus amigos, como também para conscientização dos seus direitos humanos, sexuais e reprodutivos. Buscamos enfrentar e aprofundar o debate sobre esse tema muito doloroso para todos nós paraenses (a violência sexual contra crianças e adolescentes), que indiscutivelmente causa danos ao seu saudável desenvolvimento físico, como também com relação a sua integridade psicológica, mental, moral; em muitos casos causando sequelas para o resto de sua vida’’, afirma promotora Leane Fiuza.
Para a premiação nas modalidades de desenho e redação, duas crianças do Marajó se deslocaram com responsáveis para participar da V Semana. A criança Ana Júlia Batista, vencedora da modalidade de desenho, veio acompanhada da Pedagoga e professora de ‘multi ano’ do meio rural de Breves, Daniely Sarraf. A vencedora na categoria redação foi a estudante Sarah da Silva Moreira, de Oeiras do Pará, que veio acompanhada de sua mãe.

‘’Nessa questão da violência sexual contra criança e adolescentes, infelizmente o Marajó tem índices altíssimos, por isso o Ministério Público realizou uma formação conosco, professores do meio rural e de toda a rede pública de Breves, acerca desse assunto. O concurso de redação e desenho surge nesse contexto, sendo que a minha aluna foi contemplada com o prêmio. Só de breves foram 1500 alunos concorrendo. Isso de fato funcionou como um incentivo para os alunos e também como alerta para a comunidades sobre essa questão da violência que é tão triste e muitas vezes as pessoas fecham os olhos para isso’’, avalia a professora Daniely Sarraf.
Próximos dias
No terceiro dia de eventos (24), na sede do MPPA, os painéis de discussão serão ‘’A Escola como espaço (de integração) privilegiado na Construção de uma Cultura de Paz’’ e ‘’O Impacto da Medida Socioeducativa de Internação no Desenvolvimento Psicossocial dos adolescentes’’.
Finalizando V Semana da Criança e do Adolescente, no dia 25 o grande painel temático será ‘’Garantia de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente: Uma abordagem da SBP e o Ministério da Saúde’’. As discussões envolvem sub temáticas como as políticas públicas e os desafios da promoção da saúde integral de crianças e adolescentes; saúde mental de criança e adolescentes; saúde escolar; e a Síndrome da Alienação Parental.
Texto: Renan Monteiro