Seminário sobre consumo consciente discute temas de interesse da região amazônica e oeste do Pará
Foi realizado nesta sexta-feira (17/03), em Santarém, o seminário “Consumo Consciente: Alternativas para um Planeta Sustentável”. O evento ocorreu no auditório do Campus Tapajós, da Universidade Federal do Pará (Ufopa), com temas de interesse do consumidor, especialmente relacionados à região amazônica e oeste do Pará.
A realização foi do Centro de Apoio Operacional Cível, Processual e do Cidadão (CAO CPC), Promotoria de Justiça de Santarém e Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), com participação da Ufopa, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Equatorial Energia.
A abertura foi feita pela promotora de Justiça Ângela Balieiro, coordenadora do CAOCPC, e pelo promotor de Justiça Ramon Furtado, titular da 10ª Promotoria de Justiça Cível de Santarém. O promotor de Justiça Tulio Chaves Novaes, da 12ª Promotoria de Santarém, atuou como mediador das palestras.
Descrição da imagem: Fotografia colorida em auditório, em primeiro plano, três pessoas em pé, de frente, sendo dois homens e uma mulher, identificados como: Promotor de Justiça Ramon Furtado, promotora de Justiça Angela Balieiro e promotor de Justiça Tulio Novaes. Ao fundo, há pessoas sentadas na plateia e no palco.
A primeira palestra foi ministrada pela equipe da Anatel. Os direitos do consumidor na área da telefonia e informações sobre o funcionamento da agência foram abordados por Isadora Moreira Firmino, gerente de Interações Institucionais, Satisfação e Educação para o Consumo, e Marcio Wagner Duarte Rolim, coordenador de Relacionamento dos Consumidores nos Estados do Pará, Maranhão e Amapá. O gerente Regional Carnot Luiz Braun Guimarães falou sobre a tecnologia do 5G, prevista para ser implantada na Amazônia. Já estão sendo instaladas infovias para essa finalidade, como entre Santarém e Manaus, e o desafio é adequar a tecnologia com a preservação da floresta, ressaltou o palestrante.
Descrição da imagem: Fotografia colorida em auditório, onde se vê o palco com palestrantes. Uma mulher em pé fala ao microfone e dois homens estão na mesa. Há pessoas sentadas na plateia.
O professor Ruy Bessa, da Ufopa, falou sobre o consumo de agrotóxicos e suas incertezas para a saúde pública e ambiental. Ele enfatizou que na região amazônica há uma grande diversidade, o que aumenta a demanda por esses produtos, e abordou as consequências negativas do uso para a saúde humana e o meio ambiente. Nos últimos 10 anos, de acordo com o professor, o Brasil aumentou em 190% o consumo de agrotóxicos.
Descrição da imagem: Fotografia colorida em auditório, tendo a frente o palestrante falando ao microfone e pessoas na plateia
O representante da Equatorial, Lucian Bandeira de Oliveira, abordou o tema “Os procedimentos da Energia Solar: custos e benefícios para o consumidor”. Também da Equatorial, Nayra Daiane de Freitas Pinto e Paulo Ruam Lima da Silva encerraram a manhã com o tema “Direitos e Deveres do Consumidor e Tarifa Social”.
O seminário foi encerrado pela promotora de Justiça Ângela Balieiro, que agradeceu a parceria das instituições e enfatizou a importância dos debates sobre o consumo consciente, que também foram promovidos em outros municípios e na capital, em alusão à semana do Consumidor.
Descrição da imagem: Fotografia colorida em auditório, com um grupo de pessoas de frente, tendo ao fundo o palco com fundo azul e bandeiras do Brasil, Pará e Santarém.
Assessoria de Comunicação.