ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Reunião trata de atividades e planejamento de ações da Afroteca e de educação antirracista

Santarém 08/03/24 13:02

Foi realizada no último dia 6 de março, no Teatro Vitória, em Santarém, reunião do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Nierac) com a coordenação do projeto Kiriku, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), responsável pela Afroteca Willivane Melo. A reunião tratou de planejamento e organização de atividades.

A promotora de Justiça Lílian Braga, coordenadora do Nierac, e o professor Luiz Fernando França, dialogaram sobre a metodologia do projeto Kiriku, como sendo uma proposta de política pública de educação antirracista para a primeira infância. Os diálogos sobre o tema iniciaram com o Fórum de Educação Infantil, com a participação do professor na mesa de debates.

De acordo com a promotora de Justiça Lílian Braga, a Tecnologia Social da Afroteca está sendo discutida com diversos Ministérios do Governo Federal, sobre a viabilidade de sua expansão no país. Na reunião foi feito o planejamento de atividades para levar a formação sobre Letramento Racial para outros municípios do Pará, já estando programadas atividades em Altamira, em parceria com a promotora de Justiça Renata Cardoso, e no município de Moju, por meio da Secretaria Municipal de Educação e o movimento quilombola local.

Também foi discutida a programação de datas referenciais de combate ao racismo e as comemorações do 2º ano de atividade da Afroteca Willivane Mello. O professor Luiz Fernando recebeu ainda uma boneca trazida por Lílian Braga de missão realizada na África, que passará a fazer parte do acervo de bonecas da Afroteca.

Assessoria de Comunicação 

Fale Conosco