ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Rede prepara ações para combater violência sexual contra crianças e adolescentes

Ao longo do mês de maio, as instituições que integram a rede de atendimentos socioassistenciais da criança e adolescente do município de Chaves, localizado na região do Marajó, vão desenvolver o projeto de intervenção “Prevenção, combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no município de Chaves”. O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) é um dos participantes da iniciativa.
Chaves 10/05/18 10:39

Ao longo do mês de maio, as instituições que integram a rede de atendimentos socioassistenciais da criança e adolescente do município de Chaves, localizado na região do Marajó, vão desenvolver o projeto de intervenção “Prevenção, combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no município de Chaves”. O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) é um dos participantes da iniciativa.

O projeto tem por objetivo promover a participação da sociedade na construção e disseminação de informações para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no município, potencializando os serviços socioassistenciais da rede, no sentido de garantir os direitos fundamentais e a integridade física e psíquica de crianças e adolescentes.

Entre os dias 16 e 31 de maio, serão realizados ciclos de palestras, dinâmicas de integração educativas, rodas de conversas, oficinas artísticas e culturais focadas no tema, amostra de vídeos, abordagem social, distribuição de informativos e cartilhas com explicações sobre o assunto, e realização do projeto “Abraça-me”, em que serão feitas visitas domiciliares para orientar, levantar dados e informações e identificar possíveis casos de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. As equipes de visitas estarão preparadas para acolher famílias e adentrar os lares levando informação e esclarecendo dúvidas a respeito do tema.

Nas escolas da sede do município, será promovida a semana do combate e prevenção ao abuso, com dinâmicas educativas e culturais relativas ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, para que todos do ambiente escolar tirem suas dúvidas e façam questionamentos sobre o assunto. No dia 18 de maio, em que se celebra o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, será realizada uma caminhada pelas ruas da cidade mostrando a importância de proteger crianças e adolescentes da violência sexual.

Com a iniciativa, a rede socioassistencial irá buscar também fortalecer os vínculos e valores éticos e morais entre a família e a sociedade, sensibilizar a comunidade quanto a necessidade de apoio à criança vítima de abusos e orientar sobre a importância de observar comportamentos e estar atento aos sinais de abuso sexual.

A realização do Projeto de Intervenção “Prevenção, combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no município de Chaves” vai ser promovido por operadores do Sistema de Garantia de Direitos e em parceria com a Rede Socioassistencial, composta pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Escola Municipal de Ensino Fundamental Magalhães Barata, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), MPPA, Poder Judiciário, Comunidade Católica Shalom, Unidade Mista de Saúde, Polícia Civil, Secretaria Municipal de Saúde, e Paróquia de Santo Antônio.

A parceria na realização do projeto busca alcançar o máximo de pessoas para unir forças, proporcionando conscientização da sociedade sobre a seriedade do assunto, para que crianças e adolescentes tenham condições físicas, morais, psíquicas e sociais de se desenvolverem adequadamente, levando esclarecimentos necessários sobre a necessidade de realizar denúncias e buscar ajuda junto aos órgãos competentes quando necessário.

Em razão da relevância do tema, a questão do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes será um dos pontos prioritários da atuação da Promotoria de Justiça de Chaves pelos próximos dois anos.

Texto: Promotoria de Justiça de Chaves

Fale Conosco